Em 1684, os revoltosos do Maranhão consolidaram seu controle sobre a Câmara Municipal e São Luís e instituíram uma Junta Provisória que tomou decisões favoráveis aos colonos. A Junta enviou um dos líderes, Tomás Beckman, a Lisboa, para explicar às autoridades metropolitanas as razões da revolta. Beckman foi preso e trazido de volta ao Brasil para ser punido com os demais revoltosos.
Leia as afirmativas sobre revoltas nativistas.
I. A ida de Beckman a Lisboa revela que os revoltosos do Maranhão não queriam o rompimento com Portugal.
II. As chamadas revoltas nativistas queriam ajustes na relação com a metrópole, mas não a separação política.
III. As chamadas revoltas nativistas revelaram que o descontentamento com as regras e práticas determinadas por Portugal cresceu naquele momento na colônia. São corretas as afirmativas:
a) I e II, apenas
b) I e III, apenas
c) II e III, apenas
d) I, II e III
e) I apenas
Respostas
Sobre a Revolta dos Beckman, ocorrida no Maranhão no ano de 1684, todas as alternativas I, II e III estão corretas (alternativa d).
A Revolta dos Beckman
A Revolta de Beckman, faz parte de um conjunto de revoltas conhecidas como nativistas, que tinha como principal objetivo mostrar a insatisfação dos colonos que habitavam o território naquele momento.
Geralmente, a insatisfação estava ligada com a administração da metrópole portuguesa, onde os colonos sentiam que os seus anseios não eram atendidos pela metrópole.
Embora insatisfeitos, os colonos não tinham qualquer objetivo de realizar a separação da metrópole para declarar a independência de qualquer região, onde essas revoltas aconteceram.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a Revolta dos Beckman em: https://brainly.com.br/tarefa/3624481
#SPJ4