Determinando lugares individuais tornou possível o controle de cada um e o trabalho simultâneo de todos. Organizou uma nova economia do tempo de aprendizagem. Fez funcionar o espaço como uma máquina de ensinar, mas também de vigiar, de hierarquizar, de recompensar. " (FOUCAULT, 1987, p. 126). FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1987. Com base no trecho acima e em suas leituras sobre Filosofia da Educação, marque a alternativa correta. Selecione uma alternativa: a) No texto, Foucault está se referindo à escola, mas precisamente à sala de aula e a organização das carteiras, que reforçam à hierarquia na instituição. B) Foucault se refere à limpeza e organização das carteiras que favorece o ensino. C) O autor ressalta a escola como máquina de ensinar, possibilitando a todos uma inclusão no processo de ensino e aprendizagem. D) O autor reforça a necessidade de uma escola alinhada. E) Nesse trecho o autor critica a disposição dos cárceres, todos solitários para ensinar disciplina aos detentos
Respostas
A organização das carteiras, segundo aponta Foucault, representa hierarquização, como implicar um lugar fixo no primeiro contato social com terceiros, no caso, a escola, assim como nos indica a alternativa A).
Alinhamento de cadeiras, para Foucault, é tirania
O posicionamento das carteiras pode vir a significar a liberdade ou a autoridade em sala de aula, para Foucault, uma vez que o adulto pode selecionar "a dedo" quem senta onde.
Isto, para o autor, é importante no que diz respeito a liberdade individual em se tratando de escolhas em uma sociedade tipicamente hierárquica, começando na escola, primeira relação social de larga escala.
Assim sendo, para esta ideia, cria-se a simbolização, representação e assimilação de hierarquia social como punição e controle de escolhas.
Para lermos mais sobre Foucault: https://brainly.com.br/tarefa/2994573
#SPJ4