Faça uma pesquisa de 15 a 25 linhas explicando qual o fundamento do conhecimento
racionalistas, para os filósofos empiristas e para Kant.
para os filósofos.
URGENTE! ( OBGD A QUEM AJUDAR ).
Respostas
Resposta:
A Teoria do Conhecimento tende a priorizar temas ligados à origem, limites e natureza de temas cognitivos, ou seja, ocupa-se em entender, estudar e validar o conhecimento e as possibilidades de sua existência,os fundamentos, origens e valores. Bem como, procura compreender as maneiras pelas quais os indivíduos conseguem chegar ao conhecimento.
Racionalismo.
O racionalismo foi uma corrente filosófica muito importante da Modernidade. Como concepção de conhecimento filosófico, o racionalismo começa a tomar corpo durante o Renascentismo, mas as suas primeiras origens podem remontar à filosofia grega, com as teses idealistas platônicas e a concepção do princípio da causalidade.
O racionalismo tem como principal objetivo teorizar o modo de conhecer dos seres humanos, não aceitando qualquer elemento empírico como fonte do conhecimento verdadeiro. Para os racionalistas, todas as ideias que temos têm origem na pura racionalidade, o que impõe que as ideias têm origens inatas no ser humano, nascendo conosco em nosso intelecto e sendo usadas e descobertas pelas pessoas que fazem melhor uso da razão.
Criticismo - Immanuel Kant
A proposta crítica de Kant, consiste na teoria de que ambos (empirismo e racionalismo) têm um lugar na teoria do conhecimento, embora o racionalismo tenha certos privilégios. Para Kant, obtemos os dados da intuição e temos o conhecimento racional dos conceitos universais.
O conhecimento é aquilo que passa por estas duas instâncias: intuição e conceito. Dessa forma, temos os conceitos de espaço e tempo. Para realmente conhecermos algo, essa coisa precisa, inclusive, estar localizada no espaço e tempo para que possamos captá-la com nossa intuição.
Espero ter ajudado :)