A concepção de linguagem como representação do pensamento prevaleceu no ensino até o final da década de 1960, mas foi contestada ainda no século XIX pela linguística histórica, que partia do pressuposto de que as línguas modificam-se com o tempo, assim, a única constante é a mudança. Sobre a concepção de linguagem como instrumento de comunicação, assinale a alternativa correta
Respostas
Como instrumento de comunicação, a linguagem se atenta à língua por meio de sua forma e estrutura (letra E).
O que é a linguagem?
A linguagem é um sistema de códigos que transmite mensagens do emissor para o receptor. Para que a comunicação seja efetivada é preciso que os falantes dominem o código. A linguagem é, portanto, um conjunto de signos, que segundo regras, se combinam.
O homem é um ser comunicável. Dessa forma, ele utiliza a linguagem como um instrumento de comunicação. Tal linguagem está atrelada à língua, a partir de sua forma e estrutura, tratando-se de uma forma de interação entre os falantes. Por isso, a alternativa correta é a letra E.
a) A concepção de linguagem como instrumento de comunicação foi influenciada pelos estudos do linguista russo Mikhail Bakhtin.
b) A concepção de linguagem como instrumento de comunicação é definida por Bakhtin como “subjetivismo idealista”.
c) A linguagem como instrumento de comunicação rechaça as regras e convenções para se tornar operacionalizável.
d) A concepção de linguagem como instrumento de comunicação compreende a enunciação como um ato coletivo.
e) A linguagem como instrumento de comunicação atenta-se à língua partindo de sua forma e estrutura.
Entenda mais sobre linguagem aqui: https://brainly.com.br/tarefa/51244773
#SPJ1