2- quais os motivos que levaram Cristóvão Colombo a descoberta da América
3- qual a participação da igreja católica apostólica romana, da monarquia espalhola e da burguesia no processo de colonização das Américas
4- o que foi o tratado de Tordesilhas
5- explique os desafios enfrentados no processo de saída da Europa e chegada nas Américas
6- fale sobre a cultura, a economia, religião, política e geografia dos povos Incas, maias e astecas
7- quem foi Vasco da Gama
8- explique o processo pré colonial e colonial do brasil
9- como foi desenvolvida as capitanias hereditárias no Brasil
10- o que foi o governo Geraldo
11- explique o ciclo da cana de açúcar
12- como foi o processo imperial brasileiro
Respostas
Resposta:
2 A chegada dos espanhóis à América está relacionada com as grandes navegações e com a busca dos europeus pelo alcance do mercado das Índias a fim de comprar as preciosas especiarias, produtos valiosíssimos na Europa.
3Descobrimento da América
O descobrimento da América é como ficou conhecida a chegada dos espanhóis aqui, em 12 de outubro de 1492, em uma ilha que pertence às Bahamas atualmente. A chegada dos europeus nesse contexto aconteceu pela expedição de Cristóvão Colombo, navegante genovês que comandou três embarcações financiadas pela Espanha.
A chegada dos europeus à América está inserida no cenário das grandes navegações e marcou o início oficial da disputa por terras a serem colonizadas. Os espanhóis, no entanto, não foram os primeiros europeus a chegaram ao continente americano, pois os historiadores sabem que os vikings alcançaram a América do Norte no final do século X.
4Tratado de Tordesilhas
O Tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de junho de 1494, foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa
5Descobrimento da América
Descobrimento da América deu-se com a chegada da expedição espanhola liderada por Cristóvão Colombo à região das Antilhas em outubro de 1492.O termo “descobrimento da América” é utilizado para a chegada dos espanhóis ao continente americano, em 12 de outubro de 1492. Isso aconteceu por meio da expedição liderada pelo navegante genovês Cristóvão Colombo. Essa expedição não foi idealizada com a proposta de chegar-se a terras desconhecidas, mas sim ao continente asiático.
A chegada dos espanhóis à América deu início ao processo de colonização do continente americano e também à disputa por terras com os portugueses. Apesar das evidências, Colombo nunca acreditou que tinha chegado a um novo continente. Apesar do feito, os espanhóis não foram os primeiros europeus a chegaram à América, pois os vikings tinham feito isso no século X.
6Introdução
Apesar de, popularmente, falarmos em Descobrimento da América, para nomear o momento em que os europeus chegaram ao continente americano, já existiam por aqui diversas e complexas sociedades. Por estarem na América antes da chegada de Cristóvão Colombo em 1492, as populações nativas foram chamadas de povos ou civilizações pré-colombianas.
Quais são as civilizações pré-colombianas?
Dentre as várias populações pré-colombianas que habitaram a América, as mais conhecidas são as sociedades Inca, Maia e Asteca. Civilizações importantes e bem desenvolvidas que chocaram os conquistadores espanhóis com sua cultura, arquitetura, estrutura política e social. Comparada a sociedade europeia, as sociedades pré-colombianas eram tão ou mais complexas e desenvolvidas do que as do velho continente.
Em termos socioculturais, os povos existentes na América deixaram ao mundo as pirâmides com escadarias construídas pelos maias, as estradas e o modelo agrícola dos incas, as cidades astecas, como Tenochtitlan, localizada onde hoje é a Cidade do México, monumentos e construções que são até hoje, motivo de admiração. A seguir serão apresentadas as principais características dos astecas, maias e incas.
7 Vasco da Gama
Navegador
Vasco da Gama foi um navegador e explorador português. Na Era dos Descobrimentos, destacou-se por ter sido o comandante dos primeiros navios a navegar da Europa à Índia, na mais longa viagem oceânica