• Matéria: Saúde
  • Autor: karlinhacalil301994
  • Perguntado 3 anos atrás

Paciente com 62 anos, internado com diagnóstico de supuração pulmonar e sequela de acidente vascular cerebral, ao receber tratamento recebendo antibioticoterapia através de acesso venoso periférico, foi submetido pelo enfermeiro da unidade a uma punção venosa com abocath em membro superior esquerdo. No dia seguinte o membro puncionado apresentava-se frio, pálido e cianótico. O paciente, ao ser avaliado pelo cirurgião vascular, foi diagnosticado com uma insuficiência arterial no braço esquerdo decorrente de grande volume infundido por via arterial e não venosa do abocath. Após um ano de tratamento o membro foi amputado pela evolução gangrenosa.

Fonte: Prest, A. C.; Pazó, C. G. A responsabilidade civil dos profissionais de enfermagem frente aos erros na terapêutica medicamentosa. Revista da Faculdade de Direito – UFPR, Curitiba, v. 59, n. 2, p. 91-117, 2014.
Em relação às responsabilizações legais, o ato cometido pela técnica de enfermagem, responda aos questionamentos a seguir:
1) Houve negligência, imprudência ou imperícia nessa situação? Analise o caso e reflita.


Anônimo: OII, FAZEMOS PROVAS E TRABALHOS.
88**9**93**76**82**55**.,,,,,,,,,,,,,...........,.,.,
Anônimo: OII, FAZEMOS PROVAS E TRABALHOS.
88**9**93**76**82**55**.,,,,,,,,,,.......,.,.,,,

Respostas

respondido por: jislainibonfim991513
0

Resposta:

) Houve negligência, imprudência ou imperícia nessa situação? Analise o caso e reflita.

Essa é uma situação de imperícia.

A imperícia, no presente caso, configura-se pela falta de conhecimento técnico do profissional da enfermagem no que diz respeito à punção para a administração do medicamento, que deveria ocorrer pela via venosa, e não arterial. O resultado da imperícia profissional foi a amputação do braço esquerdo do paciente.

Explicação:

respondido por: Danas
0

Houve imperícia. O paciente está internado sob os cuidados do hospital, eles sabiam da infecção pulmonar e das sequelas do AVC. O paciente estava imunodeprimido e um simplesmente leucograma poderia elucidar essa condição, levando o paciente a perder o braço.

A imperícia

Ela acontece quando o profissional, mesmo tendo o dever de saber agir em determinado caso, não consegue agir pela falta de conhecimento, como foi o caso apresentado em que a falta de conhecimento sobre imunologia levou o paciente a sofrer uma amputação.

Mais sobre imperícia:

https://brainly.com.br/tarefa/33836593

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares