• Matéria: História
  • Autor: reginaldobr6068
  • Perguntado 3 anos atrás

"Em certos aspectos, os gregos da Antiguidade foram sempre um povo disperso. Penetraram em pequenos grupos no mundo mediterrâneo e permaneceram desunidos na sua organização política. No tempo de Heródoto, e muito antes dele, encontravam-se centenas e centenas de comunidades que diferiam na sua estrutura política e que afirmaram sempre a sua autonomia. Não houve uma nação, um território nacional único regido por uma lei, que se tenha chamado Grécia". FINLEY M. I. O mundo de Ulisses. Lisboa: Editorial Presença, 1972. Adaptado. Segundo o fragmento e seus conhecimentos sobre a Grécia Antiga, pode-se afirmar que A não se pode falar que houve uma civilização grega, porque esses povos eram desunidos. B não houve uma estrutura política única na Grécia, apesar da unidade cultural e linguística. C depois do governo de Herótodo formou-se uma unidade política democrática. D a Grécia foi uma nação com organização política unificada, além da difusão da mesma língua e cultura

Respostas

respondido por: larissamagrani
0

Vale dizer que, segundo o texto, a Grécia foi uma nação com organização política unificada, além da difusão da mesma língua e cultura (D).

As características da Grécia Antiga

Na Grécia Antiga, a vida pública (assembleias) era um local de liberdade e isonomia. Já a vida privada era um local de violência e poder para a legitimação.

A pólis grega era um âmbito exclusivo da palavra, da igualdade, da visibilidade e da transparência. A política, como esfera da vida publicizada, tinha que ser conhecida por todos.

Na pólis grega, os cidadãos participavam das questões de interesse público nas ágoras e assembleias realizadas.

Saiba mais sobre a Grécia Antiga em: https://brainly.com.br/tarefa/895138000

#SPJ4

Anexos:
Perguntas similares