As mudanças climáticas e os problemas ambientais na atualidade têm gerado muitas discussões relacionadas com o conhecimento científico e sua influência. Com isso, as reflexões e relações entre a ciência, tecnologia e sociedade têm sido intensificadas e são cada vez mais necessárias no ambiente escolar.
Qual alternativa corresponde aos objetivos da CTS (ciência, tecnologia e sociedade)/CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente)? Assinale a resposta correta.
a) Promover a contextualização no currículo por meio de temas teóricos e situações hipotéticas de forma articulada aos conteúdos e aos conceitos científicos e tecnológicos.
b) Promover a educação científica e tecnológica para que o aluno possa construir conhecimentos, habilidades e valores necessários sobre questões de ciência e tecnologia na sociedade e atuar na solução e tomada de decisões.
c) Promover a educação científica teórica e não tecnológica para que o aluno possa construir conhecimentos, habilidades e questões culturais na sociedade na solução e tomada de decisões.
d) Promover a investigação e a experimentação somente nas séries inicias para estimular o debate e resolver problemas locais, sem visão global, é uma metodologia que auxilia na alfabetização científica.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Promover a educação científica e tecnológica para que o aluno possa construir conhecimentos, habilidades e valores necessários sobre questões de ciência e tecnologia na sociedade e atuar na solução e tomada de decisões.
Resposta:
Letra B.
Promover a educação científica e tecnológica para que o aluno possa construir conhecimentos, habilidades e valores necessários sobre questões de ciência e tecnologia na sociedade e atuar na solução e tomada de decisões.
Explicação:
Os temas ciência-tecnologia-sociedade (CTS) e ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA), que nada mais são que as inter-relações CTS e as implicações ambientais, têm como objetivo central desse ensino na educação promover a educação científica e tecnológica para que o aluno possa construir conhecimentos, habilidades e valores necessários sobre questões de ciência e tecnologia na sociedade e atuar na solução e tomada de decisões. A contextualização no currículo poderá ser feita por meio de temas sociais e situações reais de forma dinamicamente articulada que possibilite a discussão, transversalmente aos conteúdos e aos conceitos científicos, de aspectos sociocientíficos ligados à problemática ambiental, econômica, social, política, cultural e ética. Essa discussão também deve envolver valores comprometidos com o planeta em busca da preservação ambiental, diminuição das desigualdades econômicas, sociais, culturais e étnicas. A ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente estão em constante processo de mudança principalmente nos dias atuais, dentro de uma conjuntura de globalização e rápida disseminação de informações. Todo esse contexto deve ser inserido na formação docente, que deve se empenhar para compreender que a ciência não é somente um conjunto de conhecimentos científicos teóricos, e sim uma forma de ver e viver o mundo.