[. ] até pouco tempo, acreditava-se que a região amazônica era a grande responsável pela manutenção dos níveis de oxigênio da terra, sendo popularmente chamada de "pulmão da terra". Porém, recentes pesquisas descobriram a existência de um novo "pulmão": as algas marinhas. [. ] como são muito numerosas, [. ] se atribui à sua fotossíntese a maior parte do oxigênio existente no planeta. Os organismos mencionados nesse texto obtêm energia utilizando como reagentes água e clorofila. Clorofila e gás carbônico. Gás carbônico e água. Glicose e clorofila. Sal e glicose
Respostas
Resposta: clorofila e gás carbônico.
Explicação: As algas marinhas podem ser responsáveis por induzir um aumento de quase 80% da clorofila, em alguns casos, o que é muito relativo, pois depende muito da situação de estresse que a planta vivencia. Quanto mais clorofila, maior o nível de fotossíntese produzido pela planta e, consequentemente, maior a produtividade.
As algas armazenam o gás carbônico e liberam oxigênio, ajudando a manter a temperatura do ambiente.
As algas mencionadas nesse texto obtêm energia utilizando como reagentes gás carbônico e água, alternativa c.
Algas marinhas e fotossíntese
As algas marinhas possuem clorofila (pigmento que capta a energia luminosa e a transforma em energia química) e fazem fotossíntese. Logo, elas obtêm energia utilizando como reagentes o gás carbônico e a água.
A fotossíntese é o processo de produção de energia para a sobrevivência das plantas
Na fotossíntese ocorre a formação de glicose a partir de água e dióxido de carbono (CO2) e a energia da luz solar.
A reação química que ocorre na fotossíntese é:
Gás carbônico + Água + Luz = Glicose + Oxigênio
Mais sobre a fotossíntese: brainly.com.br/tarefa/1553107
#SPJ1