No Império Romano, a escravidão estava presente nas mesmas possibilidades, incluindo o cenário em que um escravizado poderia conquistar ou comprar, não apenas a sua liberdade, mas também sua cidadania, por exemplo, pelo serviço militar. É importante notar que esses mecanismos eram universais, sem restrições étnicas e geográficas. Deste modo, analise as afirmações a seguir: Em Roma, as pessoas escravizadas poderiam ser romanas, germânicas, cartagineses, celtas, trácias, etíopes, basicamente todas as etnias dentro das fronteiras da República ou do Império. Entre os povos indígenas americanos, a escravidão pela guerra ou por dívidas era praticada, dentre outros, pelos povos mesoamericanos, pelos caribe, pelos comanches e os tupinambás. Sociedades chinesas, nórdicas, mongóis e japonesas também mantinham a prática da escravidão. Na Africa, praticamente todas as culturas e sociedades tinham o costume da escravidão por guerras ou por dívidas, como no Reino do Congo
Respostas
Todas as alternativas estão corretas.
PROVA CORRIGIDA
Com relação às práticas de escravidão ao longo da história da humanidade em diversas sociedades ao redor do mundo, é possível afirmar que todas as proposições apresentadas são verdadeiras. Portanto, a resposta correta é a alternativa C.
Contextualizando a escravidão
A história da humanidade é repleta de casos em que o fenômeno da escravidão foi vigente, por longos períodos.
Para sociedades autoritárias, principalmente, a escravidão foi um meio de subjugar populações e simultaneamente construir sistemas econômicos baseados na escravidão que dependiam dela, o que perpetuava o problema.
Lista de alternativas
a. Apenas II é correta.
b. Apenas I e IV estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas II, III e IV estão corretas.
e. Apenas I e III estão corretas.
Saiba mais sobre a escravidão em https://brainly.com.br/tarefa/30253459
#SPJ2