Por que os microplásticos soltos na natureza fazem mal à saúde? Enquanto escrevo este texto, percebo que a meu redor há uma sacola, um copo, um porta-lápis, [. ] – e vou parar por aqui! –, tudo feito de plástico. [. ] Mas o que isso tem a ver com o título deste texto? Vou chegar lá! Primeiro, preciso contar que o plástico é um material muito resistente e que leva muito tempo para se decompor na natureza. [. ] E, no ambiente, ele vai se quebrando em pedaços cada vez menores, transformando-se nos chamados microplásticos, que, de tão miúdos, a gente mal percebe. O microplástico também pode vir em alguns produtos que usamos. Por exemplo: uniformes de futebol. [. ] Há microplástico, ainda, em sabonetes esfoliantes e em algumas pastas de dentes. Sabe aquelas bolinhas azuis? São elas! Pense comigo: o microplástico [. ] que sai do sabonete e escorre pelo ralo, o que cuspimos da pasta de dente e desce pelo cano da pia, todos eles passam direto pelas estações de tratamento de água das nossas cidades, indo parar nos rios e nos oceanos. E é aí que mora o problema! Quando estão nos rios e oceanos, os microplásticos podem ser confundidos com comida por diversos animais, indo dos menores seres vivos como plâncton até as maiores baleias [. ]. Outros animais que se alimentam de seres marinhos, o que inclui a nós, humanos, podem se contaminar com microplásticos. O que fazer?!? Nos dias de hoje, banir o plástico de nossas vidas é praticamente impossível. Mas podemos reduzir o consumo, [. ] reutilizar embalagens e dar o destino adequado ao plástico (e aos demais materiais) que jogamos fora. Ah! E podemos, também, evitar os produtos que contenham microplásticos na sua fórmula. Vamos agir! Nesse texto, na palavra "reutilizar" (6º parágrafo), o prefixo "re" foi usado para apontar duplicidade. Indicar afastamento. Marcar repetição. Revelar contrariedade. Sugerir anterioridade
Respostas
Na palavra "reutilizar", o prefixo "re-" foi usado para marcar a repetição de uma ação que, no caso, é a ação de "utilizar". Portanto, a alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa C: marcar repetição.
Prefixos
Prefixo é um morfema, ou seja, o menor termo linguístico que possua significado, aglutinado a um radical para conferir-lhe um novo significado. Assim, eles alteram seu sentido original sem, geralmente, alterar a classe gramatical a qual pertencem. Por exemplo:
Radical "ter" + Prefixo "con" = "conter"
Radical "fazer" + Prefixo "des" = "desfazer"
Radical "feliz" + Prefixo "in" = "infeliz"
Saiba mais sobre prefixos e radicais em:
https://brainly.com.br/tarefa/53500940
#SPJ4
Resposta:marcar repetição
Explicação:confia pq eu gosto de humanas