PERGUNTA 1
A terapia manual é uma área da Fisioterapia que utiliza um conjunto de Recursos Terapêuticos Manuais (RTM) no tratamento de pacientes, diante de uma visão global do organismo. Essas técnicas podem ser utilizadas tanto como recursos diagnósticos quanto terapêuticos, em benefício do paciente. Assim, os RTM são fundamentais para a carreira do Fisioterapeuta, pois essas técnicas podem compreender e discernir as indicações e as contraindicações de recursos manuais terapêuticos, terapia manual, trabalho corporal e reeducação postural na prática da profissão.
Pensando nesse conjunto de recursos, a drenagem linfática possui papel importante na atuação fisioterapêutica. Assim, assinale a alternativa INCORRETA:
a.
Para a aplicação da drenagem linfática manual de maneira correta, deve-se ter conhecimento e respeitar tanto a anatomia e a fisiologia do Sistema Linfático, além da integridade dos tecidos superficiais. Realizada de maneira suave, rítmica, lenta, sem causar dor, danos ou lesões ao paciente;
b.
A drenagem linfática é uma função normal do Sistema Linfático. Mas, se por algum motivo, essa drenagem for insuficiente, deve ser auxiliada por meios externos. Portanto, a drenagem pode ser realizada de quatro maneiras: manual, corrente galvânica, eletroestimulação sequencial e pressoterapia.
c.
A indicação da drenagem linfática manual precisa se basear em seus efeitos e nas disfunções apresentadas pelo paciente: edemas e hematomas, deiscências e cicatrizes aderentes, tensão muscular, dor e diminuição da amplitude de movimento. Lembrando-se de que deve constar não só o tipo de manobra, mas também intensidade, frequência e o tempo de duração, em concordância com esse estudo, deve-se fazer uma avaliação do paciente a ser tratado.
d.
A drenagem linfática manual é indicada no pós-operatório e possibilita: melhora significativa na textura da pele, diminuição do edema, ausência de nodulações fibróticas no tecido subcutâneo, minimização de possíveis aderências teciduais, auxilia no processo de cicatrização, redução das áreas com hipoestesias, redução de hematomas e equimoses, além de melhorar a circulação venosa e linfática e o tônus muscular;
e.
Durante o período gestacional, ocorrem distúrbios circulatórios no organismo da mulher. Entre eles, pode-se destacar o edema, principalmente, de membros inferiores. Assim, o Fisioterapeuta pode realizar drenagem linfática para proporcionar efeitos benéficos para as pacientes, além de recomendar fármacos para a redução do inchaço nos membros afetados, a fim de melhorar a qualidade de vida e mais disposição durante a gravidez;
88**9**93**76**82**55**.,,..,.,.,,.,.,,
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
e
Vamos compreender um pouco sobre as mudanças no organismo da mulher durante a gravidez. O organismo feminino, mês a mês, passa por modificações no período gestacional as primeiras alterações acontecem nos sistemas endócrinos e circulatórios, aumentando os níveis dos hormônios estrógeno e progesterona, resultando assim em fenômenos como angiogênicos e vasodilatadores, havendo assim mudanças na distribuição do fluxo sanguíneo desde o inicio da gestação, isso faz com que a distribuição sanguínea se modifique, priorizando útero e mamas, rins e pele, possibilitando que esses órgãos desempenhem papel fundamental durante a gestação.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
88**9**93**76**82**55**.,,.,.,,,,,,,,,,.,.,.,.,