"a partir dos 4 a 6 anos começam a cair os primeiros dentes de leite. Normalmente, eles são descartados ou guardados em caixinhas como lembranças e ficam esquecidos por lá durante anos. Muitos pais, no entanto, estão dando um destino bem mais útil aos dentinhos dos filhos, enviando-os para serem congelados e armazenados em laboratórios de criopreservação. O objetivo é preservar as células-tronco presentes na polpa do dente. Em niterói, a dentista veronica tinoco passou a realizar o procedimento em sua clínica, o centro de especialidades odontológicas (ceo). Segundo veronica, as células-tronco extraídas da polpa do dente de leite não invalidam as do cordão umbilical, mas se complementam por tratarem de doenças distintas. A dentista explica que as células extraídas do sangue do cordão umbilical são de origem hematopoiética e só podem dar origem a células do sangue e do sistema imunológico. Elas são usadas para tratamento de doenças sanguíneas, como leucemia, anemias e linfomas. Já as células-tronco encontradas na polpa do dente de leite são de origem mesenquimal e têm grande potencial para originar diversos tecidos do nosso corpo, como pele, músculo, cartilagem, ossos e até mesmo órgãos inteiros. Estudos apontam que elas se apresentam como possível cura para diversas doenças, como diabetes, alzheimer, artrite reumatoide, doenças cardíacas e alguns tipos de cegueira". (litwak, 2017). A respeito das informações sobre células-tronco presente no texto, marque v para verdadeiro e f para falso: ( ) as células-tronco encontradas no dente de leite são mais promissoras do que as células-tronco encontradas no sangue do cordão umbilical. ( ) a mais atual forma de coleta de células-tronco é feita durante a extração do dente de leite de crianças. ( ) os pais estão coletando células-tronco do dente de leite dos filhos para já possuírem formas para tratamento de possíveis cânceres. ( ) as células-tronco encontradas nos dentes de leite podem gerar indivíduos idênticos á outros, por exemplo, irmãos gêmeos, como uma forma de clonagem. ( ) as células-tronco encontradas no dente de leite de crianças podem ser consideradas um avanço da medicina, principalmente como forma do tratamento do câncer de diversos órgãos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: escolha uma:
Respostas
respondido por:
0
Podemos definir como sequência da resposta a: Alternativa A (F – V – V – F – V). As células tronco são células que não tiveram diferenciação celular e possuem capacidade de autorrenovação e de originar vários tipos de células, ocasionando em células especializadas responsáveis por constituir os diversos tecidos do corpo.
Tipos de Células Tronco
As células tronco podem ser denominadas em dois tipos principais:
- Células tronco embrionárias: São geradas no início do desenvolvimento embrionário e possuem grande capacidade de diferenciação, sendo capaz de dar origem a qualquer tipo de célula, o que resulta na formação de células especializadas;
- Células tronco não embrionárias ou adultas: São células que não passaram por um processo de diferenciação e são responsáveis por renovar todos os tecidos do corpo. Essa classe de célula pode ser encontrado em qualquer local do corpo, mas principalmente no cordão umbilical e na medula óssea. As células tronco adultas podem ser divididas em dois grandes grupos: as células tronco hematopoiéticas, que são responsáveis por dar origem às células do sangue, e as mesenquimais, que dá origem às cartilagens, músculos e tendões, por exemplo.
Complemento da Questão:
A. F – V – V – F – V.
B. V – V – F – F – V.
C. V – V – F – V – V.
D. F – V – F – V – V.
E. V – F – V – V – V.
Entenda mais sobre células troncos em:
https://brainly.com.br/tarefa/49604624
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás