A cada 6,115 L de sulfeto de hidrogênio gasoso, H2S, borbulhado na água, verifica-se que 4,647 . 10-3 L reagem, sofrendo ionização e formando o ácido sulfídrico, H3O1+(aq) . S-2(aq); todo o volume restante continua na forma molecular. Baseado no grau de ionização (α), indique se esse ácido sulfídrico é forte, moderado ou fraco.
Respostas
Dos devidos cálculos realizados, podemos concluir que nosso ácido classifica um ácido fraco.
O grau de ionização se refere-se à proporção de partículas neutras, como as encontradas em um gás ou solução aquosa, que são ionizadas.
Para eletrólitos, pode ser entendido como uma capacidade do ácido/base de ionizar. Um baixo grau de ionização é algumas vezes referido como parcialmente ionizado (também fracamente ionizado) e um alto grau de ionização como totalmente ionizado.
No entanto, totalmente ionizado também pode significar que um íon não tem mais elétrons.
Em um ácido ou base, é mais fraco quanto menor o grau de ionização. Em ácidos ou bases muito fracos, o grau de ionização pode ser inferior a 1%. São fortes se o grau de dissociação for 100%, e fracos se for menor, sendo frequente que seja da ordem de 1%.
O grau de ionização α pode ser expresso como a razão entre a quantidade, expressa em mols de reagente que foi ionizado, x, e a quantidade inicial, no. Então:
Onde:
Sabemos que de 6.115 L (litros) de hidrogênio gasoso borbulhavam na água, apenas 4.647. 10-3 L reagiram sofrendo ionização e formando ácido sulfúrico. Sabendo disso devemos calcular o grau de ionização deste ácido.
Dados:
Calculando o grau de ionização deste ácido:
Vemos que o grau de ionização do nosso ácido é igual a aproximadamente 0,076%, já que o acidb tem um grau de ionização menor que 1%, é um ácido fraco.