Respostas
Resposta:
Introdução. A Guerra de Canudos aconteceu no sertão da Bahia, entre 1896 e 1897. Foi uma das maiores guerras civis da História do Brasil. Canudos é considerado um movimento messiânico, uma vez que seu líder, Antônio Conselheiro, se considerava um enviado de Deus para salvar o povo nordestino.
Explicação:
A Guerra de Canudos aconteceu no sertão da Bahia, entre 1896 e 1897. Foi uma das maiores guerras civis da História do Brasil.
Canudos é considerado um movimento messiânico, uma vez que seu líder, Antônio Conselheiro, se considerava um enviado de Deus para salvar o povo nordestino.
Foi também um movimento social e popular, já que o líder foi seguido por inúmeros integrantes das camadas populares da região, que lutaram pela posse da terra, contra o poderio dos coronéis na região e por melhores condições de vida.
A Proclamação da República, feita por Marechal Deodoro da Fonseca em 1889, não significou transformações estruturais efetivas nas condições de vida da população.
Ou seja, os velhos problemas sociais presentes nos tempos de Monarquia permaneceram durante os primeiros anos da República.
O sertão da Bahia vivia uma crise generalizada: os engenhos haviam entrado em decadência, o fim da escravidão significou o surgimento de uma população numerosa sem trabalho ou moradia, e a concentração de terras permanecia na mão de uma minoria.
Além disso, em 1878, havia tido uma terrível seca, que só veio a aumentar a pobreza e miséria da maior parte da população que lá vivia.
É nesse contexto que surge o chamado “messianismo”, movimento que consistiu no aparecimento de líderes locais com forte discurso religioso salvacionista, que perambulavam pelo Nordeste fazendo pregações.
Antônio Conselheiro foi um dos mais conhecidos líderes messiânicos e fundador da chamada “cidade santa” em Canudos.
Apesar de ter nascido em uma cidade pobre do Ceará, a família de Antônio Conselheiro era de classe média, o que possibilitou sua instrução e educação. Antes de se tornar um líder messiânico, Conselheiro chegou a ser comerciante, professor e advogado amador.
Antônio Conselheiro ficou conhecido por seus discursos fatalistas, que anunciavam o fim do mundo, proferidos por praças e locais públicos de todo Nordeste. Além disso, seu discurso religioso tratava a República como um governo indigno por ser laico.
Por isso, passou a pregar contra os impostos republicanos e a incentivar a população a desrespeitar as autoridades locais.
É nesse contexto que Antônio Conselheiro deixou de ser um líder religioso excêntrico e se tornou um perigo iminente para as autoridades do período, reunindo grande número de fiéis.
Resposta:
A guerra de canudos aconteceu no sertão da Bahia
Explicação:
Foi uma das maiores guerras civis da história do Brasil