• Matéria: ENEM
  • Autor: camilarenovosocial
  • Perguntado 3 anos atrás

A respeito da relação entre as nações desenvolvidas e as nações periféricas na ótica da divisão internacional do trabalho, que estabelecem as diferenças entre as nações de acordo com seu potencial produtivo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I - Dentro da divisão internacional do trabalho, as economias nacionais periféricas ou subdesenvolvidas produzem produtos de baixo valor. POIS II - As etapas para os seus respectivos desenvolvimentos econômicos são moldadas pela dinâmica externa. Isso quer dizer que, tendo em vista que as nações periféricas exportam quase que exclusivamente produtos primários, as economias são altamente dependentes da dinâmica da economia internacional. A seguir, assinale a alternativa correta.

Respostas

respondido por: AC1969
1

Asserções I e II verdadeiras. Asserção II explica I. As assertivas descrevem o contexto internacional em que nações periféricas exportam matéria-prima a preço baixo e importam produtos beneficiados, que são mais caros.

 

A divisão internacional do trabalho

A questão aborda a divisão econômica entre as nações a partir da produção industrial.

  • Asserção I. Verdadeira. As nações periféricas, geralmente com menor capacidade industrial, exportam matéria-prima extrativa ou provinda de produção agropecuária. O valor é baixo.
     
  • Asserção II. Verdadeira. Baseada na exportação de matéria-prima, a economia das nações periféricas tende a ser dependente da oscilação do mercado.
     
  • II é justificativa válida para I, descrevendo o mecanismo de formação do baixo preço.

 

Continue lendo sobre balança comercial aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/47601606

   

#SPJ1

Perguntas similares