O Governo como já estudamos dentro da matéria, tem papel determinante no sucesso econômico de um país, sobre a atuação do Estado na economia podemos afirmar:
I - em uma economia capitalista, a demanda por oferta de produtos, serviços e infraestrutura é muito grande e cara, e as “falhas de mercado” sempre ocorrerão, ou seja, aqueles falhas onde a iniciativa privada não consegue atuar na sua totalidade e que terá que ser complementada com a participação dos governos para o seu perfeito funcionamento, por exemplo, oferta de energia elétrica em locais muito pobres e que o setor privado não tem interesse em atuar é uma dessas situações, nesse caso o governo entra nesse mercado para corrigir essa falha e estabelecer o bem estar social.
II - O Estado também será participativo em momentos onde a distribuição de renda não estará sendo feita de forma justa, sobre esse assunto falamos de forma detalhada nos capítulos anteriores e pontuamos algumas possibilidades que o Estado tem para restabelecer a justiça social, seja através de projetos sociais, ou de redistribuição de renda.
III - Outra função que o Estado exerce sobre a economia é aquela onde os preços fogem do controle por algum motivo, e a inciativa privada não consegue se autorregular, como por exemplo no caso desabastecimento de algum produto no mercado por seca ou enchentes. Nesses casos de catástrofes ambientais, há por consequência uma forte pressão sobre os preços, e o Estado aparece como um estabilizador dessa situação.
IV - As três funções do governo na economia são: alocativa, participativa e estabilizadora
Diante disso podemos afirmar:
Grupo de escolhas da pergunta
IV incorreta e II e III corretas
I, II e III estão incorretas
A questão I esta apenas PARCIALMENTE correta e a IV está correta
Todas estão corretas
As questões III e IV estão corretas e a II incorreta
Sinalizar pergunta: Pergunta 2
Pergunta 20,1 pts
Sobre as funções econômicas do governo, das definições abaixo, qual (ais) dela(s) estão totalmente corretas tanto na definição como no comentário.
I) Está diretamente associada a oferta de bens e serviços que não são oferecidos de forma adequada pela inciativa privada e pelo próprio mercado, ou seja, essa função tem o objetivo de ALOCAR PÚBLICOS quando não for possível pelas regras do livre mercado, ajudando na fixação de preços justos pelos ofertantes, assegurando assim, maior eficiência na utilização dos recursos disponíveis. Essa é uma função Alocativa
II) A Função Alocativa é comum quando a estrutura de mercado é imperfeita, ou seja, quando não predominam as forças de mercado e a competição fica desigual, muito vista nos monopólios (uma empresa apenas produzindo) e nos oligopólios (poucas empresas produzindo).
III) A função estabilizadora está diretamente relacionada a MANUTENÇÃO DA ESTABILIDADE ECONÔMICA, com o claro objeto de tentar atenuar o impacto econômico e social na presença de uma crise interna ou externa
IV) e está voltada a necessidade de intervenção do governo na economia para tentar corrigir as enormes desigualdades sociais existem no país, como bem descrevemos anteriormente no assunto Distribuição de Renda: Essa definição é da função Distributiva
diante disse podemos afirmar:
Grupo de escolhas da pergunta
Todas estão corretas
II, III e IV estão incorretas
I e II corretas, III e IV incorreta
I, II e III corretas e IV incorreta
Todas tem algo de incorreto na frase
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
1) IV incorreta e II e III corretas
2) Todas estão corretas
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás