Alfabetização, letramento e aquisição do sistema oral são conceitos que devem ser entendidos quando se trata de psicolinguística e alfabetização. Dessa forma, sobre o conceito de alfabetização, assinale a alternativa correta:
Respostas
A base para o letramento vem da alfabetização e da capacidade de desenvolvimento da escrita como uma forma de construir uma base para a proposta educacional. Neste aspecto, a leitura e a escrita estão presentes no meio da aprendizagem desse sistema. Logo, a alternativa C se apresenta como correta.
Como observamos a alfabetização e o letramento?
O processo de letramento se dá através da observação, e, acompanhamento do aluno no desenvolver de suas habilidades de leitura, ou seja, para ser mais claro, ao ser concluída, ela será utilizada pelo resto da vida desse indivíduo.
Por fim, quando ele estiver alfabetizado e conseguir colocar em prática o letramento, terá condições de buscar novos conhecimentos por si mesmo.
Mais sobre a escrita:
https://brainly.com.br/tarefa/20226698
#SPJ1
Completando:
Alfabetização e e letramento são processos distintos, interdependentes e indissociáveis.
Isso PORQUE alfabetização só tem sentido quando é desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura e escrita, utilizando-se dessas práticas; e o letramento só pode desenvolver-se na dependência e por meio da aprendizagem do sistema de escrita.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
Alternativas:
a) A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
b) A segunda afirmação apresenta conteúdo incorreto e, devido à isso, não pode ser associada à primeira afirmação que está correta.
c) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
d) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
e) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
Resposta:
B. É um processo complexo; envolve operar ativamente com os símbolos em processos de compreensão e interpretação.
Explicação:
A alfabetização é um processo complexo que pode se tornar efetivo quando os alunos dominam o sistema de escrita alfabética e sabem operar ativamente com esses símbolos em processos de compreensão e interpretação. Ou seja, está além da mera apropriação dos sistemas alfabéticos e ortográficos. Portanto, não é linear e muito menos homogêneo, pois está relacionado com o contexto de cada sujeito; é o código em ação no mundo. Por isso, considera os estímulos recebidos e a relação com os outros.