A construção "para dentro do [...] o [...] caía" se repete algumas vezes no trecho apresentado. a) Por que os nomes mudam ao longo do texto de acordo com o emprego dessa estrutura? b) Qual é o sentido dessa expressão, considerando que ela se refere à solidão e ao vazio das personagens? Essa expressão confere ao texto um tom poético ao explorar sentidos inesperados das palavras. Que figura de linguagem é empregada por meio dessa construção? Que sentidos essa expressão sugere ao leitor?
Respostas
Resposta:
É UMA METÁFORA
Explicação:
POIS ESTÁ SE REFERINDO A UM VAZIO SIMBÓLICO, NÃO LITERAL.
A - Os nomes mudam ao longo do texto, pois, cada vez que a construção "para dentro do [...] o [...] caía" é empregada no texto, ela apresenta um referente, ou seja, em determinado momento é Crisóstomo e em outro é o jovem Camilo.
B - A expressão "Cair para dentro de si" se refere ao sentido de se refugiar dentro da própria dor e solidão em busca de uma proteção sobre aquilo que é externo e é causa de sofrimento.
C - A figura de linguagem utilizada na expressão é a metáfora. Ela sugere ao leitor o sentimento de um vazio existencial, algo que é profundo e se encontra no âmago da pessoa que sofre, sendo considerada uma falta de esperança.
Figuras de Linguagem - Metáfora
A metáfora é uma figura de linguagem - figura de palavra - que utiliza a comparação implícita para entregar ao texto uma maior ênfase ao que está sendo dito.
Por se tratar de uma comparação implícita, a metáfora não utiliza conectores, porém o entendimento dessa comparação é visível ao leitor.
Exemplos do uso da metáfora:
"Seus cabelos são trigos ao sol." (como trigos ao sol)
"Carina é uma flor." (como uma flor)
As questões se referes ao texto "O homem que era só metade", de Valter Hugo Mãe.
Conheça mais sobre Figuras de Linguagem aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/13866493
#SPJ5