Respostas
Resposta: 1. Morto-vivo
Jogo Morto-vivo
Não importa o número de participantes. Na brincadeira do Morto-vivo só é preciso que alguém fique responsável por dar os comandos às crianças.
Para ser mais fácil ver quem se engana, os participantes devem ficar alinhados, de frente para a criança que for escolhida como líder, que é quem dará os comandos: "morto", quando todos devem se abaixar, e "vivo", quando todos devem se levantar.
A dificuldade aumenta conforme a velocidade e a sequência dita pelo líder. Quem se engana, sai do jogo, e ganha o participante que não se enganar, ocupando a posição de líder na próxima rodada.
Veja também: Brincadeiras Folclóricas
2. Telefone sem fio
Crianças brincando de telefone sem fio
De preferência em fila, uma ao lado da outra, as crianças transmitem uma mensagem no ouvido da criança que está mais próxima.
A mensagem pode ser uma palavra ou frase escolhida por quem está na ponta, ou sugerida por outra pessoa. Iniciado o jogo, os participantes têm que dizer ao ouvido a mensagem escolhida e transmitir para quem está ao seu lado.
Se alguém não entender bem a mensagem tem que dizer mesmo assim, uma vez que a mesma não pode ser repetida. As mensagens costumam ser modificadas ao longo do jogo, e o último fala em voz alta o resultado final.
Veja também: Brincadeiras Juninas
3. Estátua
Estátua
No jogo da estátua é preciso dançar e parar quando a música acabar.
As crianças se posicionam de forma aleatória e dançam ao som da música, mas quando a mesma for parada, os participantes não podem se mexer mais, permanecendo na forma como estavam no momento em que a música parou.
Depois disso, quem coordena a brincadeira tem que passar pelos participantes avaliando quem permanece imóvel como uma estátua. Essa pessoa pode apenas passar entre os participantes ou falar com eles e fazer caretas tentando fazer com que eles se mexam.
Quem se mexer, sai do jogo. Ganha quem ficar para o fim.
Veja também: Adivinhas
4. Detetive
Crianças brincando de detetive
Escreva em um papelzinho a palavra "detetive", em outro, "ladrão" e, de acordo com o número de participantes, escreva papeizinhos com a palavra "vítima".
Faça um sorteio e depois organize as crianças em roda, sentados ou pé, para o jogo começar.
Assim, o participante que pegou o papel de ladrão tem que arriscar e piscar para os outros participantes - um por vez - para tentar matá-los, mas sem que seja percebido.
Se o participante para quem o ladrão piscar for uma "vítima", dirá "morri", mas se for o "detetive", o ladrão é descoberto fazendo com o que jogo acabe.
Veja também: Trava-Línguas
5. Dança das cadeiras
Crianças brincando de dança das cadeiras
Para fazer a dança das cadeiras, vamos precisar de uma cadeira a menos do que o número de participantes.
As cadeiras devem ficar dispostas em roda ou viradas de costas uma para as outras em duas fileiras.
Com o auxílio de música, as crianças começam a correr em fila à volta das cadeiras até que alguém pare ou abaixe o som e cada participante tente ocupar um lugar para se sentar.
O participante que ficar em pé, sai do jogo e, com a sua saída, sai também uma cadeira até o fim do jogo. O último é o vencedor.
6. Quente ou frio
Crianças brincando de quente ou frio
Alguém esconde um objeto que será procurado pelos restantes participantes. À medida que uma criança se aproxima do local onde o objeto foi escondido, o comandante diz "quente", mas ao contrário, quanto mais distante, diz "frio".
O comandante pode ajudar ainda mais dizendo que "está esquentando" ou "está tão frio que congela".
Quem encontrar o objeto, passa a comandar a brincadeira da próxima vez.
Explicação: