Respostas
Resposta: Existe uma lenda que remete a uma Nau que vinha, há muito tempo, de Lisboa para São Luis e ali, na baía de São José, ancorou fugindo de uma tempestade. O comandante fez, naquela oportunidade, uma promessa a São José de construir uma capela em sua homenagem, caso aquela terrível tempestade passasse.
Explicação: E assim aconteceu. A tempestade se acalmou, e o comandante cumpriu a promessa, erguendo a capela com a imagem de São José no altar, bem de frente à baía de mesmo nome. No entanto, moradores da aldeia de Inindiba, hoje Paço do Lumiar, acharam por bem transferir essa imagem para a Igreja deles. Mas não deu certo, pois, ao anoitecer, a imagem, inexplicavelmente, desapareceu desta Igreja, surgindo na capela de onde havia sido retirada, ou seja, na de São José.
O início do povoamento de São José ocorreu em 1627, quando da doação das terras aos Jesuítas, na época da então aldeia dos índios Gamelas.
Em 1943, foi criado o município de São José de Ribamar, porém, tal ato foi extinto sucessivamente até sua instalação definitiva em 1952.
Chegando a Ribamar, os caminhos levam à praça da Matriz, onde, ao final dela, depara-se com a gigantesca estátua do Santo defronte ao mar da baía de São José para, segundo dizem, proteger os navegantes. A cidade conta com porto e importante colônia de pescadores.