• Matéria: História
  • Autor: Nathangabriel9766
  • Perguntado 3 anos atrás

O termo "imperialismo" sugere, obviamente, uma "era de impérios"; em grande parte, trata-se disso mesmo. Mas, conceitualmente falando, o imperialismo do século xix consistiu num tipo de política expansionista das principais nações europeias, que tinha por objetivo a busca de mercado consumidor, de mão de obra barata e de matérias-primas para o desenvolvimento das indústrias. Esse fenômeno de expansão dos países europeus teve início a partir do momento em que, após as revoluções burguesas dos séculos xvii e xviii e da formação das nações modernas na europa (como alemanha, itália e frança), houve um intenso processo de industrialização desses países. A industrialização gerou, por conseguinte, uma forte concorrência entre as nações, que passaram a disputar territórios e estabelecer as suas fronteiras com exércitos modernizados e uma sofisticada diplomacia. Esse processo acentuou gradualmente o caráter nacionalista dos países europeus. [. ] esse texto marca a relação entre capitalistas e socialistas. Colonizadores e colonizados. Comunismo e nazismo. Democráticos e teocráticos. Feudalismo e mercantilismo

Respostas

respondido por: efg983
3

Nessa tarefa, constata-se a relação entre colonizadores e colonizados, segundo o enunciado no contexto da industrialização e das disputas entre os países europeus.

O imperialismo

No século XIX, o imperialismo foi uma prática expansionista colonizadora das grandes potências da Europa, como a Itália, a França, a Alemanha e o Reino Unido. A sua finalidade foi buscar mão de obra barata e recursos naturais para o atendimento das demandas das fábricas, colonizando principalmente a África. Além disso, os europeus pretendiam ampliar os seus mercados consumidores. Em consequência, fruto da relação exposta, nota-se que o texto aborda a situação de colonizadores e colonizados.

Entenda mais sobre o imperialismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4726527

#SPJ4

Perguntas similares