TEXTO I – Introdução
No contexto da Primeira República, o Brasil era um país acima de tudo rural e marcado por uma pluralidade de culturas formada por ex-escravizados de origem africana, grupos indígenas de diferentes matrizes étnicas, imigrantes europeus, “sertanejos”, e “caipiras paulistas” dentre alguns exemplos. A novata república foi palco de inúmeros conflitos relacionados à diversidade cultural, principalmente em virtude do domínio das oligarquias cafeeiras, que defendiam os interesses das elites regionais. O sistema republicano e o pensamento político do contexto, ao idealizar uma representação do país, ainda carregava a ideia na qual a mestiçagem seria nociva e retardaria o progresso brasileiro. A separação entre meio rural, “atrasado” em oposição ao “progresso” das cidades litorâneas, que se almejava, construía uma imagem das populações rurais de arcaísmo, de inaptidão socioeconômicas.
a) Analise as obras iconográficas: a fotografia de Marc Ferrez e as pinturas de Almeida Júnior.
Lembre-se do roteiro: Quais ações estão sendo representadas? Descreva os principais
elementos presentes (pessoas, objetos, construções); o espaço da ação, o que está em primeiro plano (mais à frente) e em segundo plano (mais atrás). O que está em destaque, e o que
é secundário. Relacione as informações fornecidas pela legenda da imagem (autoria, local,
ano de produção) com o assunto da fonte imagética.
b) As fontes imagéticas fazem referência aos mesmos contextos? O que as diferencia historicamente, e por quê? Quais suas permanências e mudanças? Explique.
c) É possível estabelecer relações entre as fontes selecionadas, tendo em vista o texto introdutório? Justifique.
d) Ao pensarmos na história de nosso país, e em nossa diversidade cultural, o que é possível
inferir sobre a vida de determinados grupos sociais e suas condições de existência no contexto da primeira república?
e) Considerando a poesia e a música, na sua opinião, há correspondências na atualidade, envol-vendo os modos de vida dos grupos sociais analisados?
Respostas
Conforme o contexto da primeira república vamos analisar o que as alternativas pedem:
A) As ações representadas nas obras iconográficas a produzida no contexto do Segundo Reinado, onde o fotógrafo intenciona criar uma representação idealizada sobre o Vale do Paraíba, que valorizasse a economia cafeeira em decadência na região. Ou seja, uma romantização da escravidão
B) Não, a fonte 1 é sobre a precariedade da população escravizada, fonte 2 e 3 é sobre a formação predominantemente acadêmica, José Ferraz de Almeida Júnior e por fim as fontes 4 e 5 são uma crítica social para as relações históricas e sociais do trabalhador rural
C) Sim, ambas as fontes são expressões artísticas diferentes que fazem alusão a alguma passagem histórica do período brasileiro da primeira república.
D) Uma vida que não era fácil e injusta se o grupo analisado for os negros escravizados faziam o que estavam em seu alcance e muitas vezes ultrapassando seus limites para afirmar resistência, como mascarar a luta tradicional como dança que hoje é conhecida como capoeira.
E) Sim, pois infelizmente traços negativos de retrogresso estão presentes atualmente como o racismo estrutural.
Para entender melhor as relações históricas entre as 5 fontes analisadas é necessário saber um pouco sobre o contexto das fontes na primeira república no Brasil.
Primeira República
Tem seu principal centro o domínio das oligarquias cafeeiras, que defendiam os interesses das elites regionais, vamos ver o que dizia um pouco as fontes sobre:
- Os “sertanejos” e “caipiras” representados por Almeida Júnior, de certa forma, revelam uma tradição mestiça do paulista e seus traços indígenas, ainda que ignore o negro nesse aspecto
- A poesia de João Cabral de Melo Neto, publicada em 1955, aborda a temática do retirante em meio à morte, subsidiando a reflexão sobre a diáspora da seca
- A canção de Chico Buarque de Holanda remete, em citações literais e alusões, ao mundo sertanejo de João Guimarães Rosa.
Aprenda mais sobre a primeira república clicando aqui: https://brainly.com.br/tarefa/25376678
Bons estudos ;)
#SPJ1