• Matéria: História
  • Autor: claralizsandy1540
  • Perguntado 3 anos atrás

A crítica à produção poética de josé de anchieta, presente no fragmento, centra-se no fato de ser essa literatura, segundo o autor do texto, instrumento do processo de colonização portuguesa. A tese apresentada respalda-se no argumento de que a obra de anchieta

Respostas

respondido por: karinacampossh
9

A tese apresentada respalda-se no argumento de que a obra de Anchieta propaga os valores cristãos e a visão de mundo eurocêntrica. Alternativa B.

Poesia do padre Anchieta

Ela tem como função pragmática e proselitista (tentar converter uma ou várias pessoas em prol de determina religião) e a crítica do autor se dá por isso.  Segundo ele não se pode afirmar o nascimento da literatura brasileira, visto que era europeia com roupagem colonial a fim de defender interesses da metrópole e não especificadamente do Brasil, que até o momento não tinha se formado.

Suas principais características foram: a finalidade pedagógica e a preocupação didático-religiosa, visto que sua principal função era a catequização dos indígenas.

Uma curiosidade é que em seu trabalho de catequese: "O auto", foi criado pelo Padre José de Anchieta e Ariano Suasuna, posteriormente e modernamente,  nos deu o famoso “Auto da Compadecida”.

Acredito que, na questão, faltavam as seguintes alternativas:

a) privilegia a visão maniqueísta e a estrutura dramática medieval.

b) propaga os valores cristãos e a visão de mundo eurocêntrica.

c) revela a dominância do europeu e a marginalização do indígena.

d) tematiza questões brasileiras e as recorrentes distinções culturais.

e) traduz a consciência medieval e as formas tradicionais literárias.

Entenda mais sobre Padre José de Anchieta aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12376575

#SPJ4


camilaccdm: Sesi patos agradece
Perguntas similares