Helena é técnica de enfermagem, e atua no ambulatório de um grande centro automotivo no interior de São Paulo. Foi solicitada para prestar os primeiros socorros a vítima do sexo feminino, 82 anos de idade, acompanhada de seu marido. Ao chegar no local a vítima apresentava rebaixamento do nível de consciência, hemiparesia esquerda e alterações dos sinais vitais relativos a pressão arterial e frequencia cardíaca e respiratória. Seu marido relatou ser portadora de hipertensão arterial, fazendo uso diário de 150mg de captopril, 160mg de verapamil, 300mg de ácido acetilsalicílico e associação hidroclorotiazida 50mg com amilorida 5mg há três anos, desde seu primeiro episódio de acidente vascular encefálico. A profissional então prestou os primeiros socorros, e enquanto monitorava os sinais vitais da paciente, delegou a uma colega de trabalho para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
Sobre a pressão arterial e conhecimentos que a profissional deve deter para uma assistência eficaz, analise as sentenças a seguir:
I - Dois números devem ser registrados ao medir a pressão arterial , o da pressão sistólica, a menor e pressão diastólica, a maior.
II - A pressão arterial sistólica normal deve ser de, no máximo, 120 mmHg (milímetros de mercúrio) e a pressão diastólica deve ficar igual ou inferior a 80 mmHg.
III - Uma única medida da pressão arterial elevada já é suficiente para uma indicação de um problema, dispensando muitas aferições para não causar estresse no paciente.
IV - A pressão arterial no idoso é comumente igual a do adulto jovem, motivo pelo qual sua elevação, mesmo que pequena , indica um problema.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, II e IV, apenas.
b)
II, III e IV, apenas.
c)
I e II, apenas.
d)
III e IV, apenas.
e)
II, apenas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta: APENAS A II
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
88**9**93**76**82**55**.,,..,.,..,