Com base nesse texto, os municípios mencionados têm maiores chances de apresentarem elevada disponibilidade de recursos hídricos. Elevada eficácia das medidas de saneamento. Elevadas taxas de obesidade infantil. Elevados índices de doenças parasitárias. Elevados índices de expectativa de vida
Respostas
Resposta: letra D) elevados índices de doenças parasitarias
Explicação:as outras alternativas não tem sentido com o texto
Municípios com baixa oferta de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto possuem elevados índices de doenças parasitárias, uma vez que a falta de saneamento básico está diretamente relacionado com a proliferação de microrganismos nocivos à saúde.
Relação entre o saneamento básico e doenças parasitárias
Naturalmente, corpos hídricos (rios, riachos, lagos, lagoas...) são ambientes compostos por uma rica biodiversidade, indo de seres microscópicos a grandes peixes e algas. Contudo, alguns dos seres que habitam esses locais são ameaças à saúde humana, além de terem o potencial de causar um desequilíbrio ecológico no local.
O esgoto é formado por um concentrado de fezes, urina e outros fluidos. Esse concentrado carrega inúmeros microrganismos (bactérias, vírus, protozoários...) que se multiplicam e se espalham nos corpos hídricos.
O saneamento básico envolve o tratamento de água para consumo e tratamento do esgoto bruto (o que sai do cano da sua casa) para que ele esteja apto a ser devolvido de maneira diluída ao meio ambiente. A ausência de saneamento faz com que as pessoas consumam água sem tratamento e o esgoto chegue concentrado nos corpos hídricos.
Uma vez que o esgoto acaba entrando em contato com os corpos hídricos que servem para o abastecimento, a população acaba consumindo água contaminada, e que costumam atacar o sistema digestivo. É daí que vem as infecções gastrointestinais, ou seja, doenças causadas por microrganismos e que afetam estômago e intestinos.
As doenças relacionadas à ausência de saneamento básico que são mais comuns são:
- Diarreia
- Desinteria
- Febre tifoide
- Cólera
- Leptospirose
- Hepatite
- Verminoses
- Giardíase
- Amebíase
- Arboviroses (dengue, zika e chikungunya)
Para entender mais sobre saneamento básico: https://brainly.com.br/tarefa/2910785
#SPJ2