Respostas
Resposta:
O racismo não se manifesta de maneira única, podendo ocorrer, principalmente, de três maneiras:
- Quando há crime de ódio ou discriminação racial direta: essa forma de manifestação do racismo é mais evidente. Trata-se de situações em que pessoas são difamadas, violentadas ou têm o acesso a algum tipo de serviço ou lugar negado por conta de sua cor ou origem étnica.
- Quando há o racismo institucional: menos direta e evidente, essa forma de discriminação racial ocorre por meios institucionais, mas não explicitamente, contra indivíduos devido a sua cor. São exemplos dessa prática racista as abordagens mais violentas da polícia contra pessoas negras e a desconfiança de agentes de segurança e de empresas contra pessoas negras, sem justificativas coerentes. Um bom exemplo da luta do racismo institucional são os protestos de Charlottesville, nos Estados Unidos, em 2017, devido à conduta criminosa de policiais que mataram negros desarmados e rendidos em abordagens, além de agirem com violência desnecessária.
- Quando há o racismo estrutural: menos perceptível ainda, o racismo estrutural está cristalizado na cultura de um povo, de um modo que, muitas vezes, nem parece racismo. A presença do racismo estrutural pode ser percebida na constatação de que poucas pessoas negras ou de origem indígena ocupam cargos de chefia em grandes empresas; de que, nos cursos das melhores universidades, a maioria esmagadora — quando não a totalidade — de estudantes é branca; ou quando há a utilização de expressões linguísticas e piadas racistas. A situação fica ainda pior quando as ações ou constatações descritas são tratadas com normalidade.
Resposta: Racismo é o ato de um grupo ou apenas uma pessoa que se sente superior, ou trata mal/ou indiferente apenas pela raça/cor do individuo. O racismo ocorre em varios lugares no Brasil e também fora dele, vem acontecendo dês do inicio dos tempos;existe leis contra o racismo a pena pode chegar a até 5 anos. Apesar disso, não faz as pessoas pararem com estes atos preconceituosos, geralmente não dão importância para algo tão sério, que pode ocorrer em qualquer lugar, seja no trabalho, escola, na rua ou até mesmo dentro de uma propria casa, existe famílias que praticam racismo e é passado de familiar para familiar. A principal causa de racismo nos dias atuais ainda se baseia na cultura de que algumas pessoas devem ser subservientes a outras, resquício, por exemplo, da época da escravidão. Todavia, apesar de todas as dificuldades, devemos lutar pelos direitos das pessoas negras, pois apesar de tudo somos todos iguais, todos seres humanos, independente da cor, isso não é certo e ninguém merece ter uma vida repleta de preconceitos, diga não ao racismo. Racismo não.
espero ter ajudado!
bons estudos :)