A participação social em processos de gestão pública é entendida como uma garantia do direito das populações afetadas pelo processo de gestão de um determinado ambiente se manifestarem quanto às decisões sendo tomadas. De forma geral, a participação pode ser definida como o engajamento dos cidadãos na construção da governança do território, incluindo a definição dos valores e objetivos de gestão. Na prática, a participação se expressa de diferentes formas de interação governo-sociedade. O tipo de participação possível em determinado momento deve ser pensado segundo o contexto socioambiental e objetivo do processo participativo ao qual se aplica.
Considerando a proposta de “Roda da Participação” de Davidson (1998), faça as associações corretas entre os tipos de interação e ao grau de envolvimento do cidadão:
Participação
Informação
Empoderamento
Consulta
a. (
) A decisão sobre todos os assuntos é tomada sem consulta à comunidade e essa é informada sobre os resultados do processo.
b. (
) O tomador de decisão discute ativamente o que está pensando em fazer com as comunidades antes de agir.
c. (
) As comunidades podem tomar suas próprias decisões sobre questões específicas e limitadas.
d. (
) As comunidades têm poder decisório substanciais no processo de discussão.
Respostas
A participação social está diretamente ligada à democratização das relações entre o estado e a sociedade, e esse é um processo dinâmico e reflete a capacidade e o direito dos indivíduos em interferir na condução da vida pública.
Participação social na gestão pública
Participação social implica entender as múltiplas ações de diferentes forças sociais que se desenvolve com o objetivo de influenciar a formação, execução, fiscalização, e avaliação de políticas públicas na área social da saúde, educação, habitação e transporte.
A participação do cidadão é vista como um modo de satisfazer as necessidades do ser humano, de forma grupal e também individual, ou
A) Informação: a decisão sobre os todos os assuntos é tomada sem consulta à comunidade e essa é informada sobre os resultados do processo.
B) Consulta: o tomador de decisões discute ativamente o que está pensando em fazer com as comunidades antes de agir.
C) Empoderamento: as comunidades podem tomar suas próprias decisões sobre questões específicas e limitadas.
D) Participação: as comunidades tem poder decisório substanciais no processo de discussão.
A inserção da gestão social é de extrema importância na administração pública, proporcionando a voz e a participação do povo nos processos decisórios que delimitam as políticas e os projetos de ordem política.
Saiba mais sobre participação social em:
https://brainly.com.br/tarefa/1073565?referrer=searchResults
#SPJ1