Respostas
Resposta:
Explicação:
Povos Mesoamericanos ou Civilizações Ameríndias
De forma geral as civilizações mesoaméricanas estavam dispostas nas seguintes faixas territoriais:
Mesoamérica (México e América Central): áreas em que se destacou o desenvolvimento das civilizações maia e astecas.
Andina (Equador, Peru, e Bolívia): região onde teve o desenvolvimento dos povos incas.
Qual importância dessas civilizações para a História da América?
Essas civilizações desenvolveram sistemas sofisticados de inúmeros elementos que os colonizadores europeus só acreditavam existir no mundo Ocidental, tais como:
Organização nos aspectos político e social: estabelecimento de relação entre governantes e governados.
Econômia: o comércio foi evidenciado como uma de suas principais características, tendo como a agricultura como sua base.
O milho por exemplo é originário da América Central, sua existência nas sociedades maias, astecas e incas é datada há mais de 7000 anos.
Estrutura desenvolvidas de cidades: aparelho burocrático para execução de obras públicas, exploração da natureza para fins de subsistência.
Criação de sistema de irrigação: os maias fizeram o feito de filtração de água que só fora feito novamente pelos romanos quase um século depois.
Conhecimentos Científicos: utilização de calendários, produção de conhecimentos sobre astrologia, elaboração de sistema de escrita, desenvolvimento de práticas medicinais.
O Apagamento dos povos Mesoamericanos ou Ameríndios
As várias comunidades ameríndias acabaram por serem exterminadas pelos conquistadores espanhóis. A causa dessa destruição está relacionada às incursões mercantilistas que desconsideravam os direitos dos povos nativos e a relação que eles tinham com a terra.
Com isso houve um grande genocídio da população ameríndia pelos colonizadores, não somente por guerras e estímulos de guerras entre tribos locais, mas também por doenças que os espanhóis traziam juntos de seus navios e corpos, nos quais os nativos nunca haviam entrado em contato.
Houve também um grande epistemicídio (assassinato do conhecimento) por saques, destruição de templos, escritas, artesanatos, artes e monumentos considerados sagrados aos povos originários que para os colonizadores europeus eram obras pagãs.
Conclusão
A importância dos povos da mesoamericanos para a história da América é profunda para percebemos que grandes feitos aconteceram em solo americano, e fundamental para aprendermos que não podem ser esquecidos os direitos de manter viva a história dos povos originários americanos.