O conceito de qualidade de vida está relacionado a três componentes essenciais sobre os sujeitos. Analise os componentes e seus subcomponentes com a vida cotidiana, e relacione a primeira e a segunda colunas de forma a estabelecer a relação correta entre elas: I. Ser II. Pertencer III. Tornar-se ( ) Fazer parte de uma família e de grupos sociais contribui para a autoestima. ( ) Cada pessoa é singular, pois sua subjetividade é produzida pelas suas próprias experiências. ( ) Por meio das ações que as pessoas se engajam diariamente, podendo desenvolver-se intelectualmente. ( ) Envolver-se com projetos comunitários, exercendo o voluntariado, também é uma fonte de alegria. ( ) Construir uma carreira profissional é um objetivo que pode realizar o ser humano.
Respostas
Resposta: B.
II, I, III, II, III.
Explicação:
O conceito de qualidade de vida abrange os seguintes componentes: ser — associado à forma como as pessoas tornam-se quem são, com as particularidades físicas e psicológicas que as diferenciam dos demais; pertencer — que se desenvolve na vivência nos grupos sociais e culturais em que os sujeitos fazem parte, na família, amigos, colegas de trabalho, etc.; tornar-se — abrange as práticas que o homem se engaja em busca de seus objetivos e propósitos de vida, que vão desde questões intelectuais, como estudar formal e não formalmente, até aspectos do serviço voluntário, da cidadania e do próprio lazer que venha a valorizar.
Resposta:
B. II, I, III, II, III.
Explicação:
A qualidade de vida diz respeito ao ser, que traduz aquilo que a pessoa é no plano individual, o que costuma envolver questões culturais e de classe social. Diz respeito também ao pertencer, ou seja, de que forma a pessoa se adapta aos contextos em que se insere. Por fim, diz respeito ao tornar-se, que envolve as ações que podem ser realizadas pela pessoa a fim de alcançar suas aspirações e objetivos cotidianos.