Radiologia é a especialização na medicina que emprega substancias radioativas, como por exemplo o raios-x, isótopos radioativos e radiações ionizantes, para prevenção, diagnósticos e tratamentos nas doenças. A radiodensidade refere à relação entre a composição ou peso anatômico e a massa ou volume do objeto, que influência a intensidade ou penetração da radiação. Pergunta-se: O grau de radiodensidade do objeto é determinado por:
Respostas
Resposta:
sua densidade e o seu número atômico
O grau de radiodensidade ou radiopacidade um objetivo são determinados por sua densidade e pelo número atômico de seu principal elemento constituinte.
Radiodensidade na radiologia
A radiodensidade também pode ser chamada de radiopacidade. Ela se refere à habilidade da radiação eletromagnética (em especial dos raios X, no campo da radiologia), de passar por um determinado material.
Quando um material bloqueia, parcialmente ou completamente, a passagem de radiação eletromagnética, é chamado de radiodenso. Por outro lado, os materiais que permitem com maior facilidade a passagem da radiação são chamados de radiolucentes.
Os ossos, por exemplo, são partes radiodensas do corpo humano, pois os minerais, muito concentrados em sua estrutura, dificultam a passagem de radiação eletromagnética. Assim, eles assumem uma aparência branca e opaca no filme.
Já os tecidos moles, como músculos e pele, são radiolucentes e aparecem de forma mais escura nas imagens radiográficas.
Veja mais sobre radiologia aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/51311466
#SPJ2