fale um pouco sobre a historia da cartografia e faça uma comparação com os dias de hoje.
Respostas
Antes de descrevermos sobre a história da cartográfia, devemos saber qual é o conceito de cartográfia, que é uma representação geométrica plana, de toda a superfície terrestre ou de parte desta, e ela é representada através de mapas, cartas, croquis e plantas.
Alguns dos primeiros mapas conhecidos datam o século de 16.500 aC e mostram o céu noturno em vez da Terra. Os arqueólogos acreditam que as antigas pinturas rupestres e gravuras rupestres foram usadas para navegar pelas áreas que apresentavam e também para retratar as áreas que as pessoas visitavam.
Os primeiro mapas eram principalmente feitos de tábua de argila e foram criados na antiga Babilônia, o mapa do mundo babilônico, criado em 600 aC, é considerado o mais antigo mapa do mundo.
Anaximandro foi o primeiro dos antigos gregos a desenhar um mapa do mundo, e é considerado um dos primeiros cartógrafos.
E foram os gregos antigos a desenharem os primeiros mapas de papel, que são utilizados até hoje para navegação e para representar certas áreas da Terra.
Muitos filósofos gregos consideravam a Terra esférica, e esse conhecimento influenciou sua cartografia. Daí surgiu um filósofo chamado Ptolomeu que desenhou um mapas usando um sistema de coordenadas com latitude e longitude para mostrar com precisão as áreas da Terra como ele a conhecia.
Além dos mapas gregos antigos, os primeiros exemplos de cartografia também vêm da China. Esses mapas foram desenhados em blocos de madeira e datam do século IV aC.
Em relação aos dias de hoje cartografia moderna está com uma grande variedade de avanços tecnológicos, hoje em dia, nós temos o uso de ferramentas como:
- A Bússola;
- O Telescópio;
- O Google Maps nos nossos dispositivos móveis e não só;
- A Impressora que permite que os mapas fossem feitos com mais facilidade e precisão que fez com que o acesso fosse muito mais rápido em adquirir, ferramentas que na cartográfia antiga não exitiam.