Respostas
Resposta:
Curiosidades sobre a capoeira
1. O gol de bicicleta utilizado no futebol teve influência dos movimentos da Capoeira.
2. Havia prisão e trabalho forçado para quem fosse pego praticando capoeira na época da proibição, no Brasil República.
3. Nas rodas os capoeiristas jogavam sem manchar o branco de suas vestes e sem deixar cair o chapéu. Era considerado um bom jogador aquele que conseguisse sair da roda com o terno impecavelmente limpo.
4. Milhares de capoeiristas foram para a Guerra do Paraguai, pois havia sido prometida a liberdade no final do conflito àqueles que participassem da batalha.
5. Os capoeiristas eram contratados pelos políticos para bagunçar no dia das eleições. Enquanto as pessoas desviavam a atenção para a confusão dos capoeiras um indivíduo colocava um maço de chapas na urna ou na linguagem da época “emprenhava a urna”. Vencia as eleições o candidato que dispunha de maior número de capoeiras.
6. Os capoeiristas costumavam usar calças boca de sino e no período em que a capoeira ficou proibida por lei. A polícia para detectar os capoeiristas colocava um limão dentro das calças do indivíduo. Se o limão passasse pelas pernas e saísse pela boca das calças, a pessoa era considerada capoeirista.
7. Atualmente há aproximadamente nove milhões de praticantes de Capoeira no mundo, apenas 35% são mulheres.
Explicação:
Capoeira de Angola é uma manifestação da cultura popular brasileira onde coexistem aspectos normalmente compreendidos de forma segmentada pela cultura que se fez oficial, como o jogo, a dança, a mímica, a luta e a ancestralidade, unidos de forma coesa, simples e sintética. Possui suas origens em elementos da cultura de várias matizes de povos africanos que foram escravizados e mantidos em cativeiro no Brasil do século XVI até o final do século XIX, sincretizados com elementos de culturas nativas (povos indígenas) e de origem europeia.