Respostas
Resposta:
Os retrocessos da Era Vargas:
O segundo governo de Getúlio Vargas trouxe ao país a grande esperança de realmente termos o chamado ESTADO NOVO, preconizado na campanha pelo então candidato. Todavia, muitas foram as desavenças envolvendo o autoritarismo do já Presidente da República que, aos poucos começou a assemelhar-se a uma ditadura: - -- Alguns direitos básicos foram tirados dos cidadãos, como o direito a reuniões em entidades sindicais.
- Tivemos o Congresso Nacional fechado.
Outras medidas arbitrárias foram tomadas, até que o povo, não mais resistindo, foi às ruas exigindo a renúncia do Presidente e este, acuado no Palácio do Governo, optou pelo suicídio, dando um tiro no peito.
Getúlio Dornelles Vargas deixou uma carta de despedida ao povo onde se lia a histórica frase: "DEIXO A VIDA PARA ENTRAR NA HISTÓRIA."
Explicação:
o segundo governo do Presidente Vargas foi uma grande desilusão para o povo, o qual já o tinha como "pai dos pobres", em virtude de seu posicionamento autoritário, quase ditatorial.
Na "Era Vargas" ocorreram avanços no país (como a CLT), entretanto, também muitos retrocessos, tais como:
- Extinção da Constituição de 1891;
- Dissolução do congresso nacional, das assembleias legislativas estaduais e das câmaras municipais;
- População impedida de manifestar ideias/opiniões.
⠀
Retrocessos da Era Vargas
⠀
A Constituição de 1891 foi aquela criada durante a República da Espada, a segunda constituição brasileira, a partir dela começou a ter o presidencialismo e as pessoas poderiam votar. Com a extinção dela, os benefícios que ela trazia deixaram de ocorrer.
⠀
De forma geral, o congresso nacional, as assembleias legislativas e as câmaras municiapais são onde estão as pessoas que irão representar o povo, são propostas e aprovadas leis e ocorre a fiscalização do que o executivo faz. Sem eles, o presidente, por exemplo, pode acabar fazendo o que quiser.
⠀
Antes a população era livre para se manifestar suas insatisfação tinham direitos políticos, inclusive haviam partidos políticos. Na era Vargas, com a instituição do Estado Novo, a população ficou impedida de se manifestar e hove grande repressão, os partidos políticos foram instintos, até mesmo a AIB (de direita, que apoiou o golpe de Estado).
⠀
Questões relacionadas:
https://brainly.com.br/tarefa/39256921
https://brainly.com.br/tarefa/25292228