Respostas
Resposta:
Explicação:
O Ciclo do Café perdurou por mais de 100 anos, entre os anos de 1800 e 1930, a cafeicultura se manteve como a principal atividade econômica do Brasil. O período que ficou conhecido como ciclo do café, recebeu esse título porque, o café se tornou naquela época, um produto fundamental de exportação brasileira.
O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo, sua origem é africana, mais precisamente das terras altas da Etiópia, como Cafa e Enária. Trata-se de uma planta e as suas primeiras mudas chegaram na América do Sul, saindo do Jardim Botânico de Amsterdã – capital da Holanda, para a antiga Guiana Holandesa, conhecida atualmente como Suriname.
No território brasileiro, as primeiras mudas de café foram trazidas pelo militar luso-brasileiro Francisco de Melo Palheta. Ele contrabandeou a iguaria da Guiana Francesa, no ano de 1727, começo do século XVIII. No Brasil, as plantações de café, por muito tempo serviu apenas para o consumo doméstico.
O Ciclo do Café no Brasil
A possibilidade de transformar o cultivo da iguaria no importante ciclo do café, se deu por causa da queda nas exportações de alguns produtos que davam sustentação para a economia brasileira, assim como o declínio do ciclo da cana de açúcar, do ciclo do algodão no Brasil e da produção cacaueira. Diante desse contexto, era necessário cogitar outras alternativas.
Os fazendeiros então perceberam que a solução seria produzir café. Houveram muitos investimentos no desenvolvimento do ciclo do café e logo os cafezais atingiram a posição de atividade econômica mais importante do país.
Mercado consumidores, como os Estados Unidos e os países da Europa, apresentaram um bom desenvolvimento e se tornaram essenciais para o aquecimento da economia brasileira. Essas nações ajudaram na prosperidade e no crescimento de toda economia nacional.
A iguaria acessou o território do Brasil através do estado do Pará, em pouco tempo, as plantações moderadas da região Norte, se expandiram para a região Sudeste, que se transformou no local de maior destaque no plantio e cultivo do café. Os estados que mais se destacaram nessa produção, foram São Paulo e Rio de Janeiro.
No começo do século XX, toda a economia do ciclo do café se concentrava no Vale do Paraíba, região localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Essa área tinha boas condições climáticas para o plantio do café, além de um solo bastante propício.
A partir dessa concentração no cultivo do café, as plantações foram expandindo no decorrer do tempo e atingiram o interior dos estados de São Paulo e Paraná, tão conhecidos por causa das “terras roxas” que possuíam.
No decorrer de quase todo o período do ciclo do café, as fazendas de monocultura que utilizada a mão de obra escrava, predominaram. Essa foi umas das particularidades mais relevantes, apresentada durante as primeiras etapas da agricultura do Brasil.