A estrofe, apesar de pertencer a uma das maiores obras do classicismo português, contraria os ideais renascentistas ao
Respostas
A estrofe do poema de Camões se demonstra contrária às características renascentistas pelo fato de tratar da fragilidade da vida humana frente aos perigos de navegar no mar, evidenciando-a por completo, diante do mundo e da representação de uma divindade no céu. Este tipo de abordagem é mais próprio dos ideais da arte barroca.
Quais são as principais características do Renascimento?
- Valorização dos atributos humanos, com a pregação do humanismo e do antropocentrismo, com o homem como centro da vida, ao invés do culto a uma divindade.
- Racionalismo e cientificismo, com a priorização do uso da razão como base de todo o conhecimento e a ciência à serviço da busca de respostas para tudo.
- Retomada dos valores e da cultura da Antiguidade Clássica, fazendo uma ruptura com a época medieval e fazendo voltar algumas características artísticas da Grécia e Roma Antiga.
Para ver o complemento da questão:
"Texto:
Oh! grandes e gravíssimos perigos, oh! caminho da vida nunca certo, que, aonde a gente põe sua esperança, tenha a vida tão pouca segurança! no mar tanta tormenta e tanto dano, tantas vezes a morte apercebida: na terra tanta guerra, tanto engano, tanta necessidade aborrecida! onde pode acolher-se um fraco humano, onde terá segura a curta vida, que não se arme e se indigne o céu sereno contra um bicho da terra tão pequeno? CAMÕES, l. De. Os lusíadas. Porto: porto editora, 2006."
Para ver mais sobre Renascimento:
https://brainly.com.br/tarefa/29874893
#SPJ4