Leia o texto abaixo. A Guerra do Paraguai [. ] O país sofreu uma enorme recessão econômica que empobreceu o Paraguai durante muito tempo. Com o final da guerra, o Brasil conservou suas posses na região do Prata. Em contrapartida, o governo imperial contraiu um elevado montante de dívidas com a Inglaterra e fez do Exército uma instituição interessada em interferir nas questões [. ] nacionais. [. ] Esse texto relata que, após a Guerra do Paraguai, a aliança militar com estrangeiros se fortificou. A distribuição de terras aos camponeses se modificou. As finanças dos países envolvidos se estabilizaram. As forças armadas ganharam expressão política
Respostas
Resposta:
Como resultado da Guerra do Paraguai, as forças armadas passaram a reivindicar participação política. Letra D está correta.
Exército Nacional e Guerra do Paraguai
O poder político do exército saiu fortalecido da guerra. O exército vai ser centro de ações que vão repercutir nos rumos do Estado Brasileiro.
Para enfrentar o exército do Paraguai, foram feitos fortes investimentos econômicos para o fortalecimento do exército brasileiro. Com a vitória na guerra, e o sentimento que ela trouxe para os militares, eles passam a reivindicar e ganhar espaço político.
O resultado foi a Questão Militar, com os militares exigindo maior participação política. Aliado a essa questão, havia as promessas aos soldados e promessas de alforria aos escravos que foram lutar na guerra. Os militares passam a se entender como uma espécie de classe, com um inimigo em comum: a monarquia.
Proclamação da República
O exército passou a defender posicionamentos republicanos, e como resultado desse contexto, promoveu o golpe que pôs fim à monarquia em 1889.
Explicação: