• Matéria: Geografia
  • Autor: yasmincarvalho2369
  • Perguntado 3 anos atrás

[. ] é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música. A luta de defesa pessoal, que é reconhecida também como dança, foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil, já que o Brasil foi o maior receptor da migração de escravos, com 42% de todos os escravos enviados através do Atlântico durante o século XVI, quando Portugal enviou escravos para a América do Sul, oriundos da Africa Ocidental. [. ] Esse texto descreve uma expressão cultural da territorialização de povos africanos no Brasil, conhecida como candomblé. Capoeira. Jongo. Maracatu. Samba

Respostas

respondido por: Saramanu14
5

Resposta:

letra B

Explicação:

Espero ter ajudado


pilefilipe: espero que esteja certo
respondido por: gabygabrielalopes
0

Resposta:

A capoeira é a expressão cultural da territorialização de povos africanos no Brasil descrita no texto. Alternativa B.

O desenvolvimento da capoeira no Brasil

O texto trata da capoeira como uma forma de defesa pessoal elaborada pelos africanos ainda no Brasil colonial, se diferindo drasticamente de outras modalidades por se enquadrar também nas classificações de dança e brincadeira, sendo obrigatoriamente musicalizada, uma habilidade artística que todo capoeirista deve desenvolver em prol de sua designação como um competidor completo.

A capoeira foi elaborada para conter as manifestações de violência empreendidas pelos donos de escravos, que, não obstante, eram pegos de surpresa pelas habilidades corporais demonstradas pelos grupos que conseguiam chutar e desarmar os senhores rapidamente.

Perguntas similares