G8 (Grupo dos Oito) O Grupo dos 8, ou popularmente falando, o G-8, é um fórum que reúne oito países (Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Japão e Rússia) [. ]. Juntos, esses países reúnem quase 70% da riqueza mundial, e são os principais acionistas dos grandes organismos financeiros do planeta, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. [. ] Com base nesse texto, o G-8 é um organismo internacional que tem como objetivo eliminar as diferenças socioeconômicas do mundo. Formar um influente bloco econômico regional. Incentivar o desenvolvimento econômico global. Intervir em crises humanitárias nos continentes. Promover uma aliança militar intergovernamental
Respostas
Resposta: D) intervir em crises humanitárias nos continentes.
Explicação passo a passo: O Grupo dos 8, ou popularmente falando, o G-8, é um fórum que reúne oito países (Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Japão e Rússia) e tem como objetivo debater assuntos relevantes relacionados à estabilidade econômica global.
A criação deste grupo se deu em 1975, quando o então presidente da França, Giscard d’Estaing, convidou os chefes de Estados dos países mais desenvolvidos do planeta para uma reunião.
Essa primeira reunião contou com governantes de seis países: Alemanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Japão. Na ocasião a pauta principal foi a crise do petróleo no mundo e seus impactos que assolavam a economia mundial.
Em 1976, uma nova reunião deste grupo foi realizada, contando agora com a participação do Canadá, dando origem a denominação de G-7. A partir daí, ficou definido que as reuniões ocorreriam anualmente.
A composição do G-7 com esses países durou até 1998, quando a Rússia passou a ser membro do grupo.
Contrariando o que se pensa, o G-8 não reúne as oito maiores economias mundiais, já que exclui a China, que atualmente tem o segundo maior PIB do mundo.