Respostas
Resposta:
Foram necessárias quatro expedições armadas para derrotar Canudos. A força dos integrantes do movimento e os três primeiros fracassos do Exército aumentaram o terror dos representantes republicanos quanto às tentativas de retomada da Monarquia.
Ao todo, foram enviados 12 mil soldados para destruir Canudos. A mobilização militar em prol do desmonte de Canudos demonstra o quanto o discurso de Antônio Conselheiro aterrorizou as autoridades republicanas.
As tropas do governo acabam por atingir seu objetivo e destruíram a comunidade montada em Canudos, deixando em torno de 25 mil mortos. As tropas oficiais não chegaram a fazer prisioneiros, executando muitos dos integrantes de Belo Monte, em Canudos.
O livro “Os Sertões” (1902), de Euclides da Cunha, é um dos mais conhecidos romances brasileiros e tem a Guerra de Canudos como cenário.
A Guerra de Canudos demonstrou uma das muitas permanências de estruturas monarquistas durante a República.
O fim do Império não significou mudanças efetivas na situação da maior parte da população, que era ainda pobre e miserável. E o fim da escravidão não garantiu a integração efetiva dos ex-escravizados como cidadãos de direitos.
Essas situações geraram revoltas, e Canudos foi uma delas. A repressão violenta ao grupo também demonstra as estratégias políticas nos primeiros anos da Primeira República