Respostas
A recessão global de 2008 é conhecida como a Grande Recessão. Muitos fatores contribuíram para isso, mas a globalização teve um papel importante, especialmente com o rápido desenvolvimento de mercados emergentes como China e Índia. A globalização também está causando um declínio nos empregos na indústria. Os mercados globais também estão elevando os preços dos alimentos e reduzindo os salários, com os países mais pobres do mundo sendo os mais atingidos. Como resultado, há muito debate sobre se a globalização é boa ou ruim para o mundo.
A globalização contribui para a desaceleração econômica global ao criar um mundo desigual. Nos últimos anos, muitos países tornaram-se financeiramente independentes das economias estrangeiras. Como resultado, eles experimentaram uma recessão quando os mercados globais caíram. Por exemplo, a China sofreu uma recessão quando o mercado caiu em 2007-2008. Mas, em vez de ficarmos presos à recessão, decidimos tomar medidas drásticas para revertê-la. Eles fizeram isso apertando os controles de preços, reduzindo os estoques e limitando os movimentos de capital. Embora isso tenha ajudado alguns países a se recuperar da recessão, prejudicou outros e impactou negativamente o crescimento econômico geral.
A globalização contribuiu para o declínio dos empregos industriais globais ao reduzir custos e fazer os países competirem uns com os outros ao elevar os padrões. As empresas são desencorajadas a fabricar bens. Como resultado, mais empregos estão mudando para serviços como bancos, seguros e venda de dados e produtos de informação. A mudança está colocando mais pressão sobre as empresas locais para manter as margens de lucro enquanto competem com o modelo de fabricação de baixo custo da China. Infelizmente, essa competição tende a reduzir os salários e aumentar o desemprego onde quer que se aplique.
Apesar de ser saudada como uma nova era do globalismo, a globalização teve efeitos positivos e negativos em nosso mundo. Muitos argumentam que a globalização de baixo custo encorajou os países pobres a desenvolver a capacidade de fabricação, resultando na perda de empregos no setor. Por outro lado, os países agora estão negociando bens de forma mais aberta uns com os outros, sem a necessidade de fabricar bens primeiro. A globalização está apenas começando. Enquanto existir, continuará a moldar nosso mundo de maneira positiva ou negativa.