Respostas
Resposta:
Em 1888 realizou-se a abolição da escravatura, através da Lei Áurea, anteriormente negros sofreram sob a posse de colonizadores no Brasil colônia. Junto a conquista da liberdade os ex-escravos ganharam uma série de malefícios, primordialmente a insuficiência de integração deste povo na população geral, levando-os a carência de escolaridade, emprego, moradia e a infeliz descriminação sofrida ate a contemporaneidade, o racismo. Visto que o racismo se tornou personagem da realidade brasileira ao longo do tempo, deve-se analisar as consequências deste preconceito de forma individual assim como social.
A pratica do preconceito racial não interfere apenas no meio social como um todo, este ato acomete a vida pessoal de diversos negros produzindo traumas psicológicos ocasionado depressão, crise de identidade e ansiedade. A condição de vitima do racismo cria diversas vezes, em conjunto com a negação sistemática do brasileiro em relação ao racismo, um indivíduo que sofre algumas distorções na forma como ele mesmo vê a realidade, questionando se aquilo que vive [o preconceito] é real ou imaginário.
No âmbito social, um quadro presente é a pobreza que atinge grande parcela dos negros, de acordo com o IBGE, entre as pessoas mais pobres do Brasil, 3 em cada 4 são negras. Esta configuração é reflexo da ecassez de acesso a escolaridade que acarreta tal população a se submeter a empregos informais, abusivos ou que não são suficientes para a garantia de uma qualidade de vida digna. Esta condição de pobreza das vidas negras se associa a ideia de que a figura remete à criminalidade e, ainda, generalizando o comportamento de toda uma etnia.
Portanto, é precipuo a ampliação de programas que, remodelem a parca aceitação negra na sociedade como forma de opor-se ao racismo. Para isso, o Ministério da Educação, junto a grandes editoras brasileiras, dê mais visibilidade a assuntos que evidenciam figuras notáveis da cultura negra e incentive a escolarização desse percentual social, por meio da reformulação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), inclusão de livros que abordem o assunto e oferecimento de bolsas de estudo para pessoas negras que têm o risco de evasão escolar, ate mesmo ampliando a cota racial. Deste modo, conjuntamente combate-se o racismo na teoria histórica,ele será combatido socialmente,por meio da inclusão.
Racismo é crime inafiançável,o direito é de todos
Explicação:
espero ter ajudado:3