• Matéria: Português
  • Autor: mayraqueirozmayraale
  • Perguntado 3 anos atrás

elabore 5 argumentos que defendem a criação de grafite em espaço público.​


ProfessorELEILÇON: Puxa! Nem mereci a melhor resposta...me esforcei tanto!
ProfessorELEILÇON: Muito obrigado mesmo por te considerado a minha resposta como a melhor.
ProfessorELEILÇON: O povo tem razão mesmo quando diz que "QUEM NÃO CHOIRA NÃO MAMA." rsrsrs

Respostas

respondido por: samararezendebatista
3

Resposta:

O grafite é um tipo de arte urbana caracterizado pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, etc.

É bastante usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos.

O termo grafite, de origem italiana graffito - plural graffite - significa “escrita feita com carvão”.

Explicação:

espero ter ajudado ;)

respondido por: DecaMaga
1

Antes de tudo, é preciso estabelecer diferenças entre grafite e pichação. Diferentemente da pichação que nada mais é do que vandalismo sem propósito, o grafite é uma manifestação artística urbana, que tem na sua essência a crítica social. Conseguimos, assim, listar argumentos que defendem o grafite em muros e paredes das cidades:

  • O grafite é arte; arte de rua.
  • Aborda temas urbanos, como fome, pobreza e violência, com “traços” e “tons” de crítica social, estimulando reflexões a respeito.
  • Prova que existe arte fora de museus.
  • Garante a expressão de artistas, que não têm condições financeiras de realizar exposições em galerias de arte ou museus.
  • O grafite embeleza as cidades e aproxima os cidadãos da arte e da cultura populares.

Grafite não é vandalismo; grafite é arte

A palavra “grafite” vem do italiano “graffito”, que quer dizer “escritas feitas com carvão” ou “escritas feitas em paredes”.

As primeiras manifestações do grafite em espaços públicos ocorreram em Paris, na França, em maio de 1968, em meio ao movimento da contracultura. Era uma crítica pública aos padrões da arte da época. Os grafiteiros usavam, e ainda usam, tinta spray em lata, para fazer seus trabalhos.

Em seguida, na década de 1970, as ruas de Nova York, nos Estados Unidos, foram “palco” para este tipo de manifestação artística. Gente jovem, principalmente moradora das periferias, “abraçava” aquele novo tipo de arte, tornando públicas suas lutas sociais. A propósito, o nova-iorquino Jean Michel-Basquiat se tornou um dos principais nomes mundiais do grafite.

No Brasil, o grafite foi visto primeiramente em São Paulo, no final dos anos 1970. Um grupo de jovens começou a desenhar nas paredes da cidade, em vez de só escrever. Alex Vallauri, um dos precursores do grafite no nosso país, enfrentou os desafios de fazer grafite durante a ditadura militar.

Em resumo, grafite é uma manifestação artística no universo das artes plásticas. Ele faz parte da cultura pop, juntamente com outras expressões artísticas, como o hip hop.

Hoje o estilo desenvolvido pelos brasileiros é reconhecido entre os melhores do mundo. Eduardo Kobra, Os Gemeos e Cranio são destaques internacionais da arte.

Aprenda mais sobre a importância do grafite em: https://brainly.com.br/tarefa/4462261

#SPJ2

Perguntas similares