• Matéria: Psicologia
  • Autor: AlanaZac
  • Perguntado 3 anos atrás

ME AJUDEM!!! Em síntese, entre as teorias da personalidade, as teorias psicodinâmicas, como a psicanálise, a psicologia analítica e a psicologia humanista, entendem as pessoas a partir de uma escuta da subjetividade, ou seja, dos traços únicos e específicos que somam um conjunto único, a personalidade.

Considerando isso, acompanhe o caso de Holga.

Descrição da imagem não disponível

​​​​​​​Considerando como cada vertente entende o conceito de personalidade, apresente as visões de cada teórico sobre o tema, relacionando com o que fora descrito no caso de Holga e criando uma conversa teórica entre você, Yuri e Ingrid.

Anexos:

Respostas

respondido por: asrego96
2

Resposta:

Segue...

Explicação:

Padrão de resposta esperado

Yuri, ao conversar com os colegas sobre o caso de Holga, entende que os comportamentos da paciente em avaliação são parte indispensável da concepção de sua personalidade. Como se baseia na vertente psicanalítica, ele entende, segundo Freud, que a estrutura da personalidade da paciente é produzida pela interação de três operadores: id (totalmente inconsciente e depositário do que é caótico, das energias primitivas, dos impulsos básicos e do que é desorganizado); ego (governado pelo princípio de realidade, ponto de decisão, em que dialogam o consciente e o inconsciente); e superego (a internalização da lei observada na primeira infância, lugar de autocensura, autocrítica e desabamento). Yuri entende, a partir de Erikson, que o ego é o centro da personalidade de Holga e emergiu do interior do ambiente cultural em que ela viveu e vive. A hipótese levantada é de que Holga permaneceu muito tempo de sua vida, desde os primeiros estágios de formação de sua personalidade, em ambientes muito severos e restritos, que cobravam dela duros trabalhos, duras leis e pouco lhe recebiam em afeto.

Ingrid, psicóloga de abordagem junguiana, entende que a personalidade da paciente pode ter destacada uma das duas atitudes básicas (a introversão ou a extroversão) e quatro funções que acompanham uma das atitudes de destaque (o pensamento, o sentimento, a intuição e a sensação).

Já você, que escutou Holga desde as triagens, compreende, a partir de Rogers, que o self da paciente foi formado na primeira infância e é um aspecto crucial de sua vida, de sua experiência subjetiva. Entende que o self é uma espécie de auto-observação e abrange o sentimento de individualidade de Holga, atuando como seu operador que pode ou não agir ou tomar decisões.

respondido por: BrenoSousaOliveira
0

A respeito do comportamento de Holga, podemos dizer que ela passou muito tempo submetida a um ambiente rígido. O que ficou guardado na sua memória e influencia suas ações.

Freud e a psicanálise

Freud foi um estudioso da mente humana, onde ele desenvolveu suas teorias a respeito da psicanálise. Ele buscava entender a maneira como a nossa mente e as nossas vivências podem influenciar nosso comportamento, visto que existem elementos externos que moldam a forma como encaramos o mundo e vivemos na sociedade.

Sabendo disso, uma das hipóteses levantada sobre Holga é que desde o início dos primeiros estágios da formação de sua personalidade, ela passou uma parte de sua vida em um ambiente muito rígido e restrito que exigia trabalho duro, leis duras e pouco amada por ela. Por isso a mente dela ficou adequada a essas situações.

Para saber mais sobre Freud, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/24235995

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares