Respostas
Explicação:
O que é arte rupestre?
Representa uma manifestação artística muito abrangente, que pode aparecer no interior de cavernas, grutas e em outras superfícies rochosas.
É considerada a mais antiga forma de expressão artística humana. Originada na pré-história, as primeiras foram produzidas cerca de 40 mil a.C. Datações feitas a partir do Carbono 14 e outras técnicas indicam que os homens naquela época já possuíam a capacidade cognitiva de representar símbolos.
Quais são as principais características da arte rupestre?
As manifestações artísticas pré-históricas podem ser divididas em dois tipos devido à diferença entre as técnicas de produção.
Pinturas rupestres: Feitas a partir da aplicação de pigmentos sobre a rocha, extraídos de argilas, vegetais, minerais e ossos carbonizados. Eles eram adicionados a elementos que poderiam dar ao pigmento a capacidade de fixação, tais como: sangue de animais, cera de abelha e gorduras.
Gravuras rupestres: Feitas a partir de incisões nas rochas de modo que as imagens ficassem gravadas na superfície.
Inicialmente as representações se caracterizavam linhas e traços finos. Posteriormente as imagens passaram a ser mais elaboradas, com melhores balanços de cores e técnicas de iluminação.
Significado de “rupestre”
Significado de “rupestre”O termo rupestre tem origem no latim ars rupes “arte sobre rocha”.
Representações
Formas humanas e de animais aparecem com certa frequência na arte rupestre. Além disso, também são encontradas cenas de caça e cotidianas, figuras abstratas, armas, utensílios, entre outras.
Formas humanas e de animais aparecem com certa frequência na arte rupestre. Além disso, também são encontradas cenas de caça e cotidianas, figuras abstratas, armas, utensílios, entre outras.As representações podem variar de acordo com o local geográfico onde são encontradas, assim como seus possíveis significados, abrindo um grande espaço para a interpretação dos símbolos.
Formas humanas e de animais aparecem com certa frequência na arte rupestre. Além disso, também são encontradas cenas de caça e cotidianas, figuras abstratas, armas, utensílios, entre outras.As representações podem variar de acordo com o local geográfico onde são encontradas, assim como seus possíveis significados, abrindo um grande espaço para a interpretação dos símbolos.É importante lembrar que não podemos delimitar a arte rupestre a uma simples representação do cotidiano. Estudiosos acreditam que certas imagens podem indicar, por exemplo, rituais espirituais e alguns detalhes nas figuras humanas podem apontar símbolos de organização social como, por exemplo, as figuras humanas que possuem olhos.