As Diretrizes Curriculares aprovadas pela ABEPSS consistem em capacitação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa a fim de que se obtenha dos profissionais a capacidade reflexiva que possibilite uma visão teórico-crítica da conjuntura social em meio ao seu campo de atuação.
Descrição da imagem não disponível
Suponha que a categoria decide elaborar nova proposta de diretrizes e bases curriculares dos cursos de Serviço Social. Foi solicitado a você que organize oficina local a fim de apresentar sugestões, encaminhando-as a um evento regional.
Quais estratégias você poderá utilizar, buscando localizar e mobilizar os profissionais de sua cidade a participarem desse evento?
Respostas
As Diretrizes Curriculares podem nos orientar a buscar profissionais que estejam fazendo parte do processo de educação inclusiva, focando no desenvolvimento de cursos que tenham como foco a didática para alunos especiais, bem como seminários e palestras sobre o Atendimento Educacional Especializado.
Quais os conteúdos poderão ser selecionados para os participantes do evento?
Materiais com o objetivo de complementar ou suplementar a formação e desenvolvimento dos estudantes por meio da disponibilização de serviços, assim como, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
Resposta: Esse é o padrão de resposta esperado
Explicação: Primeiramente, na condição de organizador, é preciso fazer um levantamento acerca do efetivo de profissionais existentes na localidade delimitada para o evento. Tal tarefa pode ser feita por meio de consulta junto ao Conselho Regional de Serviço Social –CRESS – do estado ou Núcleo Regional de Serviço Social – NUCRESS – da região. Outra possibilidade é contatar as instituições locais, campos de atuação dos profissionais de Serviço Social.
Feito isso, é dada a hora de iniciar a mobilização em si. Atualmente, pode-se utilizar a tecnologia por meio de redes sociais ganham relevância em estratégias de marketing e divulgação. Então, é preciso verificar quais são as mais populares entre o público-alvo e direcionar o trabalho a elas. No mais, não devem ser dispensadas as técnicas tradicionais como fôlder, flyer, etc., caso tenha recursos para tal.
No caso de figuras de liderança e autoridades, é recomendável o uso de ofício, pretendendo obter maior pessoalidade no convite.