O que foi o êxodo rural no Brasil, a partir da segunda metade do Século XX? Como isto refletiu
na composição demográfica das grandes cidades? Tente descobrir como o processo de au-
mento da produção agricola tirou o homem do campo.
Respostas
O êxodo rural que aconteceu na segunda metade do século XX no Brasil consistiu na população rural deixar o campo para ir para as cidades grandes, esse período é marcado principalmente pela saída dos nordestinos dos seus lugares de origem para ir para São Paulo em busca de novas oportunidades de vida.
O êxodo rural no século XX e suas características
A intensificação do êxodo rural influenciou diretamente na composição demográfica das cidades grandes, uma vez que causou a superlotação desses espaços, e apesar da cidade grande ser sinônimo de modernização e desenvolvimento, não havia uma infraestrutura suficiente para abrigar toda a população, já que ela tinha aumentado. Dessa forma, essa população vinda do êxodo rural começou o processo de ocupação dos espaços, e foi assim que deu início a formação das favelas.
Outro fator para o êxodo rural foi a introdução do maquinário nos campos, isso fez com que a produção agrícola aumentasse, todavia, tirou a oportunidade da mão de obra humana. Sendo assim, não só o homem, mas também os campos deixaram de ser dependentes um dos outros.
Leia mais sobre O êxodo rural no século XX: https://brainly.com.br/tarefa/12370547
#SPJ1