Tomando como ponto de partida uma conceituação básica sobre os materiais curriculares, segundo a interpretação do professor Zabala (1998, p. 167-168), podemos compreender por tal proposição aqueles materiais de desenvolvimento curricular que dizem respeito aos " (...) instrumentos que proporcionam ao educador referências e critérios para tomar decisões, tanto no planejamento como na intervenção direta no processo de ensino/aprendizagem e em sua avaliação. Assim, pois, consideramos materiais curriculares aqueles meios que ajudam os professores a responder aos problemas concretos que as diferentes fases dos processos de planejamento, execução e avaliação lhes apresentam."
Dessa forma, propomos o seguinte desafio: planeje a elaboração de uma aula cujo intuito seja a transmissão de um conteúdo através de imagens tais como desenhos, pinturas, gravuras, fotografias e demais possibilidades iconográficas pertinentes ao assunto tratado. Você poderá elaborar tal ideia de utilização de material curricular levando em conta o conteúdo escolar que lhe convém (Artes, Língua Portuguesa, Literatura, História etc.), e deve apresentar uma explicação aos seus alunos de acordo com tal conteúdo. Mas lembre-se que o foco de seu desafio é a elaboração de um material curricular propriamente dito que, no caso, é a exibição das imagens.
Bom trabalho!
Orientações para resposta
• Elabore uma apresentação de imagens estáticas ou em movimento (como um filme, por exemplo).
• Contextualize a exposição das imagens ao conteúdo da matéria em questão, dando sentido ao aprendizado do aluno.
• Sugerimos que tal contextualização seja feita através de comentários verbais ou em forma de um pequeno texto para os alunos.
Respostas
Uma sugestão é conduzir uma aula de História a partir da pintura na reprodução anexa, o Caboclo, pintada pelo francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848) em 1834. A imagem mostra integrantes da Missão de São Lourenço, no Estado do Rio de Janeiro, caçando aves com flechas.
Seguindo a proposta do exercício, a exposição seria conduzida a partir da análise da imagem, destacando o contexto histórico em que foi elaborada e trabalhando o contraste entre a ação mostrada na pintura e o cotidiano conhecido pelos estudantes.
A pintura de Debret e a História do Brasil
Debret foi um dos mais famosos integrantes da Missão Artística Francesa, grupo de artistas e estudiosos franceses convidado pelo governo brasileiro no início do século XIX para:
- Criar escolas artísticas no Brasil.
- Documentar as paisagens e a vida no país.
- Levar à Europa informações sobre o Brasil.
Debret viajou pelo Brasil e registrou muitos momentos da vida nas cidades e no meio rural da época. Ele publicou um livro na França com suas imagens, chamado Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil.
- O título mostra que a obra se apresenta como um olhar europeu sobre o Brasil, centrado no exotismo.
- Mesmo para os brasileiros atuais, a imagem dos descendentes de indígenas caçando com arcos acionados pelas pernas é exótica.
- A imagem mostra também a riqueza natural da flora e fauna. Há aves suficientes para caçar. As plantas incluem cactos.
- Os parâmetros da Missão Francesa mostram que o governo brasileiro da época ainda era muito influenciado por valores europeus, herdados da época colonial.
Continue aprendendo sobre recursos didáticos aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/11851703
#SPJ1