• Matéria: Pedagogia
  • Autor: shirleigonzaga6
  • Perguntado 3 anos atrás

De acordo com Constituição Federal do Brasil, de 1988, a educação é um direito humano subjetivo, que deve ser promovido pelo Estado e amparado pela família em colaboração com a sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e a sua qualificação para o trabalho.

Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:



I – A Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade é um benefício que possibilita a reinserção social do apenado, garantindo a sua cidadania.



II – Os povos indígenas requerem a oferta de educação escolar bilíngue e intercultural, reafirmando as identidades étnicas e a valorização de suas línguas e ciências.



III – A Educação Escolar Quilombola deve garantir o direito dos educandos de conhecer a história dos quilombos no Brasil, o protagonismo do movimento negro e seu histórico de lutas.





Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirmar em:

Selecione uma alternativa:
a)
I, II e III.

b)
II e III apenas.

c)
I apenas.

d)
II apenas.

e)
III apenas.

Respostas

respondido por: israelporto84
0

Resposta:

Explicação:

Alternativa correta: e) II e III apenas.

A alternativa correta é a letra e) II e III, apenas, visto que o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) não voltado, exclusivamente, para os indivíduos provados de liberdade.

Educação e garantias

Segundo a Constituição Federal de 1988, a educação é um direito de todos os brasileiros e deve ser promovida pelo Estado em conjunto com a sociedade e a família.

Assim sendo, possuem o direito de acesso à educação, sendo ela adequada às suas limitações e especificidades, os quilombolas, indígenas, deficientes físico e mental e todos que desejarem aprender.

Perguntas similares