• Matéria: Física
  • Autor: Sargento12
  • Perguntado 3 anos atrás

Me ajudem por favor, preciso urgente

Durante sua formação, estrelas vão aglutinando matéria, aumentando assim sua massa e, consequentemente, aumentando a intensidade da aceleração gravitacional na sua superfície. Chega-se a um estágio no qual a gravidade da própria estrela a faz colapsar, e ela começa a ''encolher''. Se todas as dimensões lineares de uma estrela em colapso se reduzirem à metade, sem alteração em sua massa:

a) o que ocorrerá coma intensidade da aceleração gravitacional na sua superfície?

b) que alteração haverá na densidade média dessa estrela?

Respostas

respondido por: yanaood98
3

Explicação:

a) Aqui temos um texto que envolve a formação de um burraco negro. Quando uma estrela massiva está em sua plena fase de vida, a força gravitacional da estrela (que atrai a massa para o centro) compete com a força resultante da fusão nuclear (que é uma força de expansão, atuando no sentido oposto ao da força gravitacional). Quando uma estrela está morrendo, esta força de fusão se reduz e a força da gravidade puxa toda massa da estrela para o seu centro, fazendo ela colapsar, ou seja a força gravitacional aumenta sua intensidade.

b) Se considerarmos a estrela como uma esfera perfeita e homogênea, com densidade ρ. Teremos:

  \rho =  \frac{m}{v}

O volume de uma esfera é

 v=\frac{4}{3} \pi {r}^{3}

Como a estrela está colapsando, seu raio r diminuiu e, por consequência, seu volume também. Logo, sua densidade irá aumentar.

Perguntas similares